Ceará terá nova campanha da biometria, decide Corregedoria do TSE

Além de Fortaleza, outros 55 municípios darão continuidade ao cadastramento digital do eleitor


Resultado de imagem para biometria
Foto: Divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) divulgou  a relação completa das cidades de estados que deverão realizar nova campanha para a biometria do eleitor. De acordo com o documento publicado na última segunda-feira,10, dezessete estados  serão chamados a participar para o cadastramento digital do votante. Focus deu com exclusividade (Aqui), a continuidade da biometria em Fortaleza, que será encerrada no dia 6 de maio.

O cadastramento biométrico é obrigatório para a capital cearense, já para as eleições 2020. Segundo dados do Portal do TSE, de um total de mais de 148 milhões de pessoas que compõem o eleitorado nacional, mais de 117 milhões já fizeram o cadastramento dos dados biométricos. Em Fortaleza, ainda restam  1.462.948 eleitores do total de 1.818.261 cadastrados junto à Justiça Eleitoral cearense. Na conta, 355 mil eleitores ainda estão sem a biometria na capital cearense. Ou seja, um percentual de 19,54%.

Além de Fortaleza, outros 55 municípios foram escolhidos pelo TSE para dar seguimento à atualização digital do eleitor. São eles: Acopiara, Aiuaba, Alto Santo, Antonina do Norte, Ararendá, Araripe, Arneiroz, Assaré, Baixio, Beberibe, Campos Sales, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Fortaleza, Graça, Independência, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Massapê, Milhã, Monsenhor Tabosa, Morrinhos, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacujá, Parambu, Pereiro, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Potengi, Potiretama, Quiterianópolis, Quixeramobim, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Senador Sá, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tarrafas, Tauá, Umari e  Varjota.

Em Fortaleza, a biometria será realizada nas seguintes zonas eleitorais: 1ª, 2ª, 3ª, 80ª, 82ª, 83ª,85ª, 93ª, 94ª, 95ª, 112ª,113ª, 114ª, 115ª, 116ª, 117ª e 118ª.

Consequências para quem não fizer a biometria. O fato é que, se o eleitor não fizer a biometria ficará impedido de votar, candidatar-se nas próximas eleições, inscrever-se ou receber bolsa-família, receber passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino, contrair empréstimos em bancos oficiais, tomar posse em cargo público e receber salário (se for servidor público). Outra punição grave, será o cancelamento do título de eleitor, tendo como consequência a suspensão do seu CPF.

O Tribunal eleitoral cearense disponibiliza a biometria desde 2014 para o eleitores de Fortaleza. O portal Focus.jor em parceria com o TRE-CE, lançou em agosto deste ano a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”. O eleitor pode acessar o site do ou ligar para o Disque Eleitor 148 e escolhe horário e local em que deseja ser atendido.

Atualmente,  a cidade de Fortaleza está em último lugar na biometria, dentre as capitais do Nordeste, segundo levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cadastramento biométrico vai até o dia 6 de maio.

Onde fazer a sua biometria? Veja os locais:

De segunda a sexta, das 8h às 17h:
– Central de Atendimento ao Eleitor na Praia de Iracema;
– UECE Itaperi;
– CCDH Conjunto Ceará (antigo CSU);
– Vapt Vupt de Messejana;
– Vapt Vupt do Antônio Bezerra;
– Parque das Crianças;
– CITS Bairro José Walter.

De segunda a sexta, das 10h às 19h, nos shoppings:
– Via Sul;
– Iguatemi;
– Parangaba;
– Benfica;
– North Shopping Fortaleza;
– North Shopping Jóquei;
– Riomar Fortaleza;
– Riomar Kennedy.

De acordo com o TSE, cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados executar e divulgar as metas do Programa de Identificação Biométrica em sua área de circunscrição. A previsão da Justiça Eleitoral é a de concluir a coleta das digitais em todo o país até 2022.

Leia Mais
+ Exclusivo: Com 355 mil eleitores ainda sem biometria, TRE Ceará vai promover novo mutirão
TRE-CE e Câmara de Fortaleza discutem solução para 355 mil eleitores sem biometria na capital
A três meses e meio do fim do prazo, 356 mil eleitores de Fortaleza ainda não fizeram a biometria
+  Fortaleza tem 495 mil eleitores sem biometria e ocupa último lugar dentre as capitais do Nordeste, aponta TSE
Eleitores sem biometria dá para levar um candidato ao 2º turno
Mutirão da biometria do TRE-CE atende 7 mil eleitores neste sábado, faltando doze dias para o fim
TRE-CE anuncia mutirão para quem ainda não fez a biometria
Com prazo perto do fim, quase 35% dos eleitores de Fortaleza não fizeram a biometria
O dever cívico da biometria, por Frederico Cortez
O TRE-CE inicia procedimentos para biometria obrigatória em quatro municípios
Focus.jor lança a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”
Supremo decide manter cancelamento dos títulos dos “sem biometria”