Com prazo perto do fim, quase 35% dos eleitores de Fortaleza não fizeram a biometria

Em entrevista ao Focus, o presidente do TRE lembra que o eleitor que desprezar a biometria está sujeito até a ter seu CPF suspenso, além de não votar em 2020.


Desembargador Haroldo Máximo, presidente do Tribunal Regional do Ceará (TRE-CE), durante entrevista ao Focus. Foto: Assessoria TRE-CE

Frederico Cortez
cortez@focus.jor.br

Exclusivo. Pelas contas da Justiça Eleitoral, 34,85% dos eleitores de Fortaleza não fizeram a biometria. É mais de um terço do eleitorado, o que equivale a 623.768 pessoas de um total de 1.789.844 eleitores. A biometria é obrigatória para poder votar nas eleições para escolher o próximo prefeito de Fortaleza e de todas as cidades em que o sistema está sendo implantado. Focus conversou a respeito do tema com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Haroldo Máximo.

O cadastramento biométrico em Fortaleza vai até o dia 29 de novembro, sendo disponibilizado atendimento em 16 postos de espalhados pela capital.

Na entrevista, concedida com exclusividade na manhã desta sexta-feira, 18, o magistrado destacou a importância da biometria e segurança da urna eletrônica como meios efetivos de garantir o exercício pleno da democracia durante as eleições.

O presidente do TRE lembra que “a segurança da urna eletrônica é muito importante. Infelizmente as pessoas sem nenhum embasamento técnico questionam a segurança da urna eletrônica, quando na verdade é absolutamente segura. A biometria vai complementar, fechar, a questão da segurança”.

Para o desembargador, antes da urna eletrônica, havia fraudes no “mapismo do passado”. No entanto, ainda acontece casos de eleitor votar no lugar de outro, tendo já o atual presidente do TRE-CE presenciado diversos casos quando atuou como juiz no interior do estado. Com a biometria, o Brasil será o “número um do mundo” com relação a questão de segurança de urna eletrônica, destaca o desembargador Haroldo Máximo.

Quanto à biometria no Ceará, o presidente do TRE-CE aponta que o cadastramento está acontecendo de forma satisfatória, pois em todo o estado há 6.422.886 eleitores. Assim, 88% (5.560.679) dos eleitores já fizeram a atualização digital junto ao banco de dados do tribunal eleitoral. Com esse índice, o Ceará superou a meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que é de 80%.

Já em relação à Fortaleza, o desembargador fala que a grande preocupação está no prazo do término para o cadastramento revisional, que finaliza no próximo dia 29/11. “O brasileiro tem a cultura de deixar tudo para a última hora”, frisou o desembargador.

Não é uma boa ideia deixar de fazer o procedimento da biometria. Quem não fizer ficará impedido de inscrever-se ou receber o Bolsa Família, emitir passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino, fazer empréstimos em bancos oficiais, assumir cargo público e até receber salário (se for servidor público).

O desembargador chama atenção para o fato de que a ausência de biometria acarretará a suspensão do CPF do eleitor pela Receita Federal.

Para alcançar a meta de Fortaleza, o TRE-CE promoverá um mutirão de cadastramento biométrico no Centro de Eventos  durante entre os dias  11 e 29 de novembro, inclusive finais de semana. Ao mesmo tempo, os outros postos de atendimento de biometria irão funcionar normalmente.

Acompanhe as datas de encerramento da biometria no Ceará

Dia 18/10 (hoje): Alto Santo  e Potiretama;

Dia 30/10: Piquet Carneiro, Tarrafas, Salitre, Deputado Irapuan Pinheiro, Quixeramobim, Jaguaribara, Assaré, Aiuaba, Antonia do Norte, Arneiroz, Potengi, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Campos Sales, Araripe, Varjota, Solonópole, Milhã e Ererê.

Veja os locais de atendimento em Fortaleza

De segunda a sexta, das 10 às 19h, e aos sábados, das 10 às 17h:
– Posto do Via Sul Shopping;
– Posto do Shopping Parangaba;
– Posto do Shopping Benfica;
– Posto do North Shopping Jóquei;
– Posto do North Shopping Fortaleza;
– Posto do Shopping Riomar Fortaleza;
– Posto do Shopping Iguatemi;
– Posto do Shopping Riomar Kennedy.

Dias úteis, das 8 às 17h:
– Ônibus da Biometria, vai até próxima semana (ligar 148 para consultar programação);
– Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema;
– Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), no bairro Pref. José Walter – (Av. K, 330 – 1ª Etapa);
– Centro de Cidadania e Direitos Humanos, no Conjunto Ceará (Av. Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 461);
– Vapt Vupt de Messejana;
– Vapt Vupt do Antônio Bezerra;
– Posto na UECE Itaperi;
– Posto do Parque das Crianças.

O presidente do TRE-CE convida o eleitor para fazer a sua biometria. Assista

 

Leia Mais
+ O dever cívico da biometria, por Frederico Cortez
+ O TRE-CE inicia procedimentos para biometria obrigatória em quatro municípios
+ Focus.jor lança a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”
+ 38% dos eleitores de Fortaleza ainda não realizaram o cadastramento biométrico