A três meses e meio do fim do prazo, 356 mil eleitores de Fortaleza ainda não fizeram a biometria

A revisão digital vai até o dia 6 de maio. O eleitor que não fizer o cadastramento digital terá seu título cancelado e outras punições


Imagem: Divulgação

Por Frederico Cortez
cortez@focus.jor.br

A corrida eleitoral já começou e, para esse ano, o município de Fortaleza poderá ter um elemento a mais. Ou melhor dizendo, a menos, pois ainda há uma fatia considerável de eleitor sem a biometria obrigatória para as eleições 2020. O número deve ser respeitado, pois até o momento, nada menos que 356.753 votantes (19,6% ) da capital cearense estão sem a revisão biométrica.

Quase 357 mil eleitores podem deixar de comparecerem às urnas  para a eleição de prefeito e vereadores de Fortaleza, caso não façam a sua biometria eleitoral. Essa quantia não é nada desprezível, uma vez que por muito menos uma eleição pode ser definida. O prazo final para o eleitor fazer a sua biometria está perto do fim, faltando pouco menos de quatro meses.

No último mês de 2019, o Tribunal Regional Eleitoral realizou o mutirão do recadastramento da digital do votante, conforme Focus publicou em primeira mão (aqui). Dentre as capitais do NE, Fortaleza está sendo até agora a única a ficar abaixo dos 99% de êxito no cadastro biométrico de eleitores junto à Justiça Eleitoral. O pior desempenho, portanto. Segue o ranking mais atual da biometria, divulgado pelo TSE:

*Fortaleza (CE) 80,31%
* Aracaju (SE) 99,89%
* João Pessoa (PB) 99,91%
* Maceió (AL) 99,27%
* Natal (RN) 99,84%
* Recife (PE) 99,93%
* São Luís (MA) 99,98%
* Salvador (BA) 99,94%
* Teresina (PI) 99,97%

Consequências para quem não fizer a biometria. O fato é que, se o eleitor não fizer a biometria ficará impedido de votar, candidatar-se nas próximas eleições, inscrever-se ou receber bolsa-família, receber passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino, contrair empréstimos em bancos oficiais, tomar posse em cargo público e receber salário (se for servidor público). Outra punição grave, será o cancelamento do título de eleitor, tendo como consequência a suspensão do seu CPF.

O Tribunal eleitoral cearense disponibiliza a biometria desde 2014 para o eleitores de Fortaleza. O portal Focus.jor em parceria com o TRE-CE, lançou em agosto deste ano a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”. O eleitor pode acessar o site do ou ligar para o Disque Eleitor 148 e escolhe horário e local em que deseja ser atendido.

Atualmente,  a cidade de Fortaleza está em último lugar na biometria, dentre as capitais do Nordeste, segundo levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cadastramento biométrico vai até o dia 6 de maio.

Onde fazer a sua biometria? Veja os locais:

De segunda a sexta, das 8h às 17h:
– Central de Atendimento ao Eleitor na Praia de Iracema;
– UECE Itaperi;
– CCDH Conjunto Ceará (antigo CSU);
– Vapt Vupt de Messejana;
– Vapt Vupt do Antônio Bezerra;
– Parque das Crianças;
– CITS Bairro José Walter.

De segunda a sexta, das 10h às 19h, nos shoppings:
– Via Sul;
– Iguatemi;
– Parangaba;
– Benfica;
– North Shopping Fortaleza;
– North Shopping Jóquei;
– Riomar Fortaleza;
– Riomar Kennedy.

Leia Mais
+  Fortaleza tem 495 mil eleitores sem biometria e ocupa último lugar dentre as capitais do Nordeste, aponta TSE
Eleitores sem biometria dá para levar um candidato ao 2º turno
Mutirão da biometria do TRE-CE atende 7 mil eleitores neste sábado, faltando doze dias para o fim
TRE-CE anuncia mutirão para quem ainda não fez a biometria
Com prazo perto do fim, quase 35% dos eleitores de Fortaleza não fizeram a biometria
O dever cívico da biometria, por Frederico Cortez
O TRE-CE inicia procedimentos para biometria obrigatória em quatro municípios
Focus.jor lança a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”
Supremo decide manter cancelamento dos títulos dos “sem biometria”