Eleitores sem biometria dá para levar um candidato ao 2º turno

O número superior a 400 mil eleitores é assustador, apesar dos esforços do TRE-CE, que nesta terça-feira, 19, anunciou a ampliação do atendimento no mutirão de recadastramento realizado no Centro de Eventos


 

O TRE-CE realiza mutirão de recadastramento biométrico no Centro de Eventos. Foto: TRE-CE

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O TRE-CE resolveu ampliar para 8 mil pessoas a cota de atendimento diário no mutirão do recadastramento biométrico realizado no Centro de Eventos do Estado. É que a procura dos eleitores superou as expectativas. Na primeira semana, cerca de 30.813 atendimentos foram realizados em 120 guichês disponíveis no local. Porém, apesar das campanhas realizadas incentivando a participação, como a realizada pela Focus (Seu voto é sua voz. Faça sua biometria) em parceria com o TRE-CE, o número de eleitores que ainda não fizeram o recadastramento é de assustar.

Dos cerca de 1.802.359 eleitores de Fortaleza, 1.302.494 já fizeram a biometria, enquanto 499.865 ainda não compareceram à revisão. Se levarmos em conta que o mutirão, com a ampliação do atendimento diário para 8 mil eleitores, conseguirá no máximo realizar 72 mil cadastramentos até o dia 29 e que os postos de atendimento conseguiriam metade deste número, teremos ainda cerca de 400 mil eleitores sem cadastramento biométrico, portanto, fora das eleições. Este número é pouco menor que o número de eleitores que votaram no capitão Wagner (que obteve 400.802 votos) no primeiro turno em 2016. É algo em torno de 10 vezes a votação de Célio Studart, o vereador mais votado na capital, com 38.278 votos. Naquele ano, a abstenção foi de 17,04%, ou 288.362 eleitores.

Para diminuir os transtornos, o TRE-CE acomodará cinco mil pessoas nas cadeiras dos salões climatizados e distribuirá três mil senhas aos que forem chegando ou já estiverem aguardando na fila externa, totalizando 8 mil atendimentos.

Lembrando: para realizar o cadastramento, o eleitor precisa apresentar um comprovante de residência atualizado e um documento de identificação com foto, como Identidade, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte.

Leia Mais

+Mutirão da biometria do TRE-CE atende 7 mil eleitores neste sábado, faltando doze dias para o fim

+ Fortaleza tem 550 mil eleitores sem biometria, faltando apenas 16 dias para o fim do prazo

TRE-CE anuncia mutirão para quem ainda não fez a biometria
Com prazo perto do fim, quase 35% dos eleitores de Fortaleza não fizeram a biometria
O dever cívico da biometria, por Frederico Cortez
O TRE-CE inicia procedimentos para biometria obrigatória em quatro municípios
Focus.jor lança a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”
Supremo decide manter cancelamento dos títulos dos “sem biometria