TRE-CE e CMFor discutem solução para eleitores sem biometria em Fortaleza

A menos de 95 dias para o fim do prazo, cerca de 355 mil votantes de Fortaleza ainda não fizeram a revisão digital


TRE-CE apresenta números do eleitorado de Fortaleza ao presidente da Câmara Municipal
Desembargadores Haroldo Máximo, Inácio Cortez de Alencar Neto, Vereador Antonio Henrique (presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, os juízes Flávio Vinicius Bastos e Rommel Conrado, Hugo Pereira, Lorena Belo e Antônio Karlos de Albuquerque. Foto: TRE-CE

Por Frederico Cortez
cortez@focus.jor.br

A cúpula do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) esteve reunida com o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Antônio Henrique (PDT), para apresentar o quadro dos eleitores do município, na última quarta-feira, 29. De acordo com o TRE-CE, o encontro foi motivado para a apresentação do número de eleitores fortalezenses,  votantes com ou sem o cadastro biométrico realizado, e intensificar a procura para o aumento do número de cidadãos para o  cadastramento digital exigido para as eleições deste ano.  O prazo final para a revisão digital em Fortaleza vai até o dia 6 de maio, faltando pouco mais de noventa dias.

Focus.jor publicou (aqui) a preocupante situação de Fortaleza, onde cerca de 356 mil eleitores poderão deixar de votar caso não façam a sua biometria. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município fortalezense tem 355.903 votantes sem o cadastramento digital realizado, até a data de hoje,1. Esse montante representa 19,6% de todo o eleitorado da capital. Fortaleza ainda configura em último lugar  no ranking da biometria dentre as capitais do Nordeste, com 80,4% do seu eleitoral cadastrado.

Para o desembargador  Haroldo Máximo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), “nos preocupa muito o fato de que mais de 350 mil eleitores ainda não se submeteram à biometria. E nós já estamos na fase final”. O fato da proximidade da data limite para o fim da biometria, foi destacada também pelo presidente da Corte eleitoral cearense. No próximo dia 12, o presidente da CMFOR convidou o representante do TRE-CE para colocar os números da biometria à disposição dos vereadores. O ato servirá para chamar atenção dos legisladores municipal e, assim, alcançar maior apoio para a campanha eleitoral da biometria.

Durante o encontro, além do presidente do TRE-CE e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, estiveram também presentes o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, o juiz auxiliar da Presidência, Flávio Vinicius Bastos, o juiz auxiliar da Corregedoria, Rommel Conrado, o assessor jurídico da Presidência, Caio Guimarães, o diretor-geral, Hugo Pereira, a coordenadora do Atendimento ao Eleitor, Lorena Belo e o coordenador jurídico da presidência da Câmara, Antônio Karlos de Albuquerque.

Consequências para quem não fizer a biometria. O fato é que, se o eleitor não fizer a biometria ficará impedido de votar, candidatar-se nas próximas eleições, inscrever-se ou receber bolsa-família, receber passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino, contrair empréstimos em bancos oficiais, tomar posse em cargo público e receber salário (se for servidor público). Outra punição grave, será o cancelamento do título de eleitor, tendo como consequência a suspensão do seu CPF.

O Tribunal eleitoral cearense disponibiliza a biometria desde 2014 para o eleitores de Fortaleza. O portal Focus.jor em parceria com o TRE-CE, lançou em agosto deste ano a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”. O eleitor pode acessar o site do ou ligar para o Disque Eleitor 148 e escolhe horário e local em que deseja ser atendido.

Onde fazer a sua biometria? Veja os locais:

De segunda a sexta, das 8h às 17h:
– Central de Atendimento ao Eleitor na Praia de Iracema;
– UECE Itaperi;
– CCDH Conjunto Ceará (antigo CSU);
– Vapt Vupt de Messejana;
– Vapt Vupt do Antônio Bezerra;
– Parque das Crianças;
– CITS Bairro José Walter.

De segunda a sexta, das 10h às 19h, nos shoppings:
– Via Sul;
– Iguatemi;
– Parangaba;
– Benfica;
– North Shopping Fortaleza;
– North Shopping Jóquei;
– Riomar Fortaleza;
– Riomar Kennedy.

Leia Mais
+ A três meses e meio do fim do prazo, 356 mil eleitores de Fortaleza ainda não fizeram a biometria

+  Fortaleza tem 495 mil eleitores sem biometria e ocupa último lugar dentre as capitais do Nordeste, aponta TSE
Eleitores sem biometria dá para levar um candidato ao 2º turno
Mutirão da biometria do TRE-CE atende 7 mil eleitores neste sábado, faltando doze dias para o fim
TRE-CE anuncia mutirão para quem ainda não fez a biometria
Com prazo perto do fim, quase 35% dos eleitores de Fortaleza não fizeram a biometria
O dever cívico da biometria, por Frederico Cortez
O TRE-CE inicia procedimentos para biometria obrigatória em quatro municípios
Focus.jor lança a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”
Supremo decide manter cancelamento dos títulos dos “sem biometria”