Fortaleza tem 550 mil eleitores sem biometria, faltando apenas 16 dias para o fim do prazo

30% dos votantes do município poderão ter seu CPF cancelado e outras penalidades


Desembargador Raimundo Nonato Silva Santos alerta para importância do cadastramento biométrico no TRE-CE
Desembargador Raimundo Nonato Silva Santos do Tribunal de Justiça do Ceará e coordenador da Ouvidoria Regional Eleitoral do TRE-CE. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus.jor.br

O prazo para o fim do cadastramento biométrico está próximo e ainda resta a enorme quantia de 550.034 eleitores sem fazer a sua biometria, em Fortaleza. Conforme divulgado pelo Focus.Jor, em primeira mão, o TRE-CE está realizando um mutirão de cadastramento das digitais dos votantes no Centro de Eventos até o dia 29 deste mês, último dia da campanha. Segundo o Tribunal eleitoral, o número dos “com biometria” está próximo de 70% em relação ao total  (1.795.690 eleitores na capital cearense).

Além do cadastramento biométrico dos eleitores, no local estão sendo oferecidos outros serviços sociais, tais como:

– Unidade Móvel da Mulher: Rodada de Conversa sobre Feminicídio, Violência Urbana e Lei Maria da Penha, Educação em Direitos Humanos e Atendimento psicossocial e orientação jurídica ao cidadão.

– SEDET – SINE/IDT: Verificação de Vagas de Emprego e Cadastro do Trabalhador.

– Secretaria Municipal da Saúde: Aferição Pressão Arterial; Orientação Sexual; Distribuição de Preservativos.

– Proteção Social (Básica): Circo Escola Palmeiras; Oficina Dança Circulares e Roda de Conversa: “Quedas na 3° Idade”.

– Proteção Básica (Inclusão Social): Corte Cabelo; Massoterapia e Maquiagem.

– Superintendência do trabalho – SRTE: Cadastro do Seguro digital e Cadastro da CTPS Digital.

– Caminhão do Cidadão: Atendimento 1° e 2° Via RG; Emissão 1° CPF; Atualização cadastral junto Receita Federal; Impressão do Certificado de Antecedentes Criminais; Emissão de taxas do DETRAN; Atualização cadastral do motorista junto ao Detran e Impressão da Declaração do NIS.

– Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SDHDS: Cadastro Único – NIS.

– AMC: Cartão do Idoso e Cartão da pessoa com deficiência.

Kamile Castro, juíza do TRE-CE, informa que “a Ouvidoria firmou parceria com instituições públicas e privadas para agregar outros serviços. Tais como o caminhão do cidadão, SINE/IDT, Hemoce, caminhão da mulher, dentre outros. E, para o conforto dos eleitores, tem água, café, cadeiras e pequenos lanches cedidos pelo Café Santa Clara, Indaiá e M Dias Branco. Ainda estamos atrás de novas parcerias visando o bem estar de quem deixou para a última hora a biometria”.

A magistrada destaca que é fundamental a biometria e o cadastramento dos que irão votar pela primeira vez, devido as sérias consequências legais que implicam na ausência até dia 29.11.19.

Segundo o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, que está à frente da Ouvidoria Regional Eleitoral, no local há servidores treinados para orientar o eleitor em todas as suas dúvidas. Para Santos, o importante é o cidadão fazer a sua biometria. É também a oportunidade também de acessar os demais serviços de utilidade pública disponibilizados no Centro de Eventos.

No local, o eleitor tem à sua disposição água, café e bolachas. Também foi disponibilizado pela direção do Centro de Eventos, um local coberto dentro do equipamento com 600 cadeiras à disposição dos votantes. Veja o vídeo do espaço.

 

Consequências para quem perder o prazo

Além de não poder votar, quem não fizer a sua biometria dentro do prazo será impedido de candidatar-se nas próximas eleições, inscrever-se ou receber bolsa-família, receber passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino, contrair empréstimos em bancos oficiais, tomar posse em cargo público e receber salário (se for servidor público), alerta o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

No início de agosto, o portal Focus.Jor, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, lançou a campanha “Seu voto sua voz. Faça sua biometria“, alertando para o cadastramento biométrico de eleitores antes do fim do prazo.

Leia Mais
+ TRE-CE anuncia mutirão para quem ainda não fez a biometria
+ Com prazo perto do fim, quase 35% dos eleitores de Fortaleza não fizeram a biometria
+ O dever cívico da biometria, por Frederico Cortez
+ O TRE-CE inicia procedimentos para biometria obrigatória em quatro municípios
+ Focus.jor lança a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”
+ Supremo decide manter cancelamento dos títulos dos “sem biometria”