Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ministério da Saúde libera hidroxicloroquina para tratar fase inicial da COVID-19

Hidroxicloroquina e azitromicina. Foto: Divulgação Freepik

Equipe Focus.Jor
focus@focus.jor.br

O Ministério da Saúde divulgou nesta manhã o uso da hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19 em sua fase inicial.

O novo protocolo de orientações foi anunciado pela pasta comandada interinamente pelo general Eduardo Pazuello. O presidente Jair Bolsonaro já havia divulgado na noite de ontem que Pazuello assinaria a nova recomendação.

De acordo com nota técnica na pasta, adultos com sintomas leves podem tomar os medicamentos desde o primeiro dia. A recomendação segue para pacientes que apresentarem sinais moderados e graves. No entanto, o ministério faz uma série de ressalvas.

A primeiro delas fala dos efeitos colaterais, além das falta de comprovação científica. Outra ressalva diz respeito aos riscos que o paciente deve assumir ao ser tratado com a hidroxicloroquina. “O uso das medicações está condicionado à avaliação médica, com realização de anamnese, exame físico e exames complementares, em unidade de Saúde”, destaca um trecho da nota.

“Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da COVID-19. Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente”, finaliza a pasta.

Leia Mais
+Associação Médica Cearense sugere uso de protocolo com hidroxicloroquina para desafogar leitos
+“O Estado não utiliza a cloroquina. Ela só é usada com a recomendação do médico”, diz Camilo
+Mandetta fala que ampliar uso da cloroquina pode elevar número de mortes em casa
+No Ceará, setor público não usa a hidroxicloroquina, mas o setor privado aderiu ao medicamento
+Já com cloroquina em seu protocolo, Unimed Fortaleza registra 312 altas de pacientes com COVID no HRU
+Focus Colloquium: reveja o debate de Anastácio Queiroz, Odorico Moraes e Elizabete Moraes sobre os tratamentos para combater a COVID-19
+UFC autoriza pesquisa da cloroquina associada ao zinco para tratamento de profissionais de Saúde

Mais notícias