Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Focus Colloquium: reveja a transmissão com o físico José Carlos Parente e o médico João Flávio Nogueira

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A pandemia do coronavírus é um terrível drama social e econômico de larga duração ou uma nuvem passageira que, em breve, será superada com a vida voltando ao normal?

O Focus Colloquium de hoje entrevistou o polêmico professor de física da UFC, José Carlos Parente, que considera draconianas e sem base em dados estatísticos as medidas de isolamento adotadas pelos governadores. Para debater com Parente, o Colloquium teve a presença do médico João Flávio Nogueira, que atua em instituições de saúde que estão no combate direto ao Covid-19. A mediação foi do editor do Focus, o jornalista Fábio Campos.

Em artigo publicado no Focus, o físico questionou: “Na ausência de dados o melhor é se preparar para o pior? Ou para “espalhar” no tempo o pico da “curva” epidêmica? Ou por que não há equipamentos em número suficiente? Qualquer que seja a resposta, a quarentena e o isolamento, apesar de não rígidos na sua execução, estão comprometendo seriamente o desenvolvimento do país, o bem estar da sociedade, assim como nossas crianças e seus futuros. Em estreita associação a estes problemas, o desemprego parece se alastrar mais rápido que o vírus”.

Já o médico professor convidado do Massachusetts Eye and Ear Infirmary – Harvard affiliate, argumenta que “não há volta ao normal. O que muitos consideram como “normal” não existirá por algum tempo. As economias em todo o mundo continuarão sangrando e é provável que tenhamos outras “quarentenas” até que uma vacina ou medicamento eficaz sejam encontrados”.

Visões distintas ou complementares? É esta a pergunta que o Focus Colloquium desta quarta responde.

O Focus Colloquium é exibido na página do Focus no Facebook, na página do jornalista Fábio Campos, também no Facebook, e no canal do youtube do Focus.jor.

Leia Mais
+No Colloquium, Cabeto diz que isolamento será prorrogado se realidade de hoje for mantida até cinco de maio
+Focus Colloquium: reveja a transmissão com o titular da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto
+Cabeto: Ceará terá tecnologia robótica para detectar COVID-19 em “sistema” drive-thru
+Atenção: Camilo prorroga decreto do isolamento social até 5 de maio
+Covid-19: Governo do Ceará cria grupo para retomada da economia

 

Mais notícias