Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

No Colloquium, Cabeto diz que decreto de isolamento será prorrogado se realidade de hoje for mantida até cinco de maio

Dr. Cabeto participou do Focus Colloquium nessa sexta-feira, 24, falando sobre o plano estratégico do Ceará para combater a pandemia da Covid-19 | Foto: reprodução

Átila Varela
atila@focus.jor.br

O Governo do Ceará tende a prorrogar o decreto de isolamento social que vence no próximo  dia 5 de maio. É o que sustenta o titular da Secretaria de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, com base no número de casos de contágio e óbitos registrados da COVID-19 em Fortaleza. A revelação foi feita durante o Focus Colloquium da noite de sexta-feira, 24.

“Na realidade, hoje, sim [prorrogar o decreto]. Eu preciso ver até lá [5 de maio] essas curvas [de casos e óbitos]. Nós temos uma ocupação quase completa de todos os leitos do município de Fortaleza. O Estado vê o todo. Tem a Prefeitura de Fortaleza, tem as 184 [prefeituras de outros municípios]. Olhando para realidade do município de Fortaleza, com certeza [será prorrogado]”, disse Dr. Cabeto. Para acompanhar basta acessar a partir de 41:37 do Colloquium, mas é possível assistir o trecho específico no vídeo abaixo.

Sobre a possível flexibilização regional, de acordo com a situação de cada município, o titular da Sesa não confirma, mas faz um alerta. “Temos 110 municípios com casos documentados. É bom chamar atenção para uma coisa: alguns municípios só detectam o óbito. Quando você começou a expandir para a periferia de Fortaleza, foi ali para o Vicente Pinzon, apareceram quatro óbitos e nenhum caso documentado. Para cada óbito, se estima 100 contaminados”, declarou em entrevista ao jornalista Fábio Campos, editor do Focus.

Em 19 de março, o governador Camilo baixou o atual decreto, que vem sendo prorrogado desde então após consulta e orientação dos especialistas em saúde e de entidades como a OMS. No entanto, após pressão dos segmentos da economia que pedem a abertura das atividades, criou-se um grupo para iniciar o retorno gradual do comércio, serviços e indústria. Entidades empresariais e órgãos do Estado formam o conjunto.

Reveja o Focus Colloquium com o titular da Sesa, Dr. Cabeto: 

Leia Mais
+Focus Colloquium: reveja a transmissão com o titular da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto
+Cabeto: Ceará terá tecnologia robótica para detectar COVID-19 em “sistema” drive-thru
+Atenção: Camilo prorroga decreto do isolamento social até 5 de maio
+Covid-19: Governo do Ceará cria grupo para retomada da economia

Mais notícias