Pré-candidatura a prefeito de Élcio Batista em Fortaleza tem a “simpatia” de Camilo e Eudoro

Coincidência ou não, o avanço na articulação, tornando mais claros os apoios ao chefe de Gabinete, ocorreram logo após os movimentos de Cid Gomes em torno de Ivo.


Élcio e Eudoro: parceria política de olho nas eleições de 2020.

Por Fábio campos
fabiocampos@focus.jor.br

Como antecipado pelo Focus há oito meses (veja aqui), o braço direito do governador Camilo Santana se movimenta firme na busca de credenciar-se como alternativa para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2020. Porém, agora, com um apoio político de muito peso. Afinal, é corrente nos bastidores a avaliação de que a postulação de Élcio conta com a “simpatia” do governador Camilo Santana (PT) e do pai do governador, o ex-deputado estadual, Eudoro Santana.

Trocando em miúdos, Élcio se movimenta com o aval do governador. No entanto, o experiente Eudoro é o articulador desse movimento. Coincidência ou não, o avanço na articulação, tornando mais claros os apoios a Élcio, ocorreram logo após os movimentos de Cid Gomes em torno de Ivo Gomes.

Élcio e Eudoro são bastante próximos. Foi o pai do governador que bancou a nomeação do sociólogo, que trabalhava na gestão de Roberto Cláudio em Fortaleza, para a função de chefe de Gabinete do filho.

No cargo, Élcio conseguiu ampliar significativamente as prerrogativas da função e se tornou uma espécie coordenador das principais políticas públicas do Governo, além de controlar as verbas publicitárias do Estado.

Élcio Batista tem sido presença usual em eventos públicos e homenagens. A última foi na noite de terça-feira, 03, na FIEC, por conta da Associação de Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará – Acomac – que lhe concedeu o prêmio anual da entidade.

O fato não teria grande envergadura política se a premiação não tivesse sido prestigiada por muitos políticos. Entre eles, 14 vereadores de Fortaleza e dois  deputados estaduais (o líder do governo na Assembleia, Júlio César Filho e o vice-presidente da Casa, Fernando Santana (PT).

A entrega dessa e de diversas outras comendas ao secretário demonstram o esforço político que vem sendo empreendido para concretizar a pré-candidatura a prefeito de Fortaleza.

Vereadores presentes:

Benigno Junior
Dummar Ribeiro
Evaldo Lima
Iraguassu Filho
John Monteiro
José Freire
Larissa Gaspar
Marcelo Lemos
Marilia do Posto
Portinho
Elói
Raimundo Filho
Ronivaldo Maia

Leia Mais
+Como Focus antecipou, Élcio trabalha para se credenciar como sucessor de RC
+Élcio Batista: um novo nome na praça política de olho em 2020?