Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Tendência positiva dos índices anima autoridades que já planejam volta gradual das atividades

Equipe Focus.Jor
focus@focus.jor.br

Como antecipado pelo Focus, o governador Camilo Santana anunciou neste sábado, 23, que se a tendência de estabilização da pandemia causada pelo novo coronavírus permanecer, haverá o início de um plano de retomada das atividades a partir do dia 1º de junho. Camilo informou sobre a medida em uma live por meio de seu perfil oficial no Facebook.

“A boa notícia é que continua, segundo os especialistas e os profissionais da saúde, uma tendência de estabilização aqui em Fortaleza. Que isso se confirmando até o final do mês, a gente está com decreto de isolamento social rígido que é muito importante neste momento, mas se confirmando a tendência, hoje nós fizemos a reunião com um grupo de trabalho da área econômica e área da saúde, um plano de início das atividades econômicas que estão restritivos neste momento”, disse Camilo.

Segundo o governador, este é o “início da flexibilização, mas isso vai depender dos números indicadores até o dia 31 de maio” Vale ressaltar que o decreto de isolamento social para conter a contaminação foi prorrogado mais uma vez no Ceará, até 31 de maio.

Focus apurou que o humor tanto no âmbito do Governo do Estado quanto no da Prefeitura de Fortaleza já é bem melhor. Todos as estatísticas apontam que a curva está formando um platô. Porém, não há comemorações e há todo o cuidado para que o isolamento mantenha-se em um nível adequado.

Os indicadores mais precisos das autoridades sanitárias não são somente os números de contágios, internamentos, óbitos e recuperações. A procura por clínicas e hospitais públicos e privados é outro termômetro animador. Há mais vagas disponíveis nos hospitais, incluindo nas UTIs. O atendimento a quem procura o sistema de saúde tem se dado de forma mais tranquila. É sinal também de que os protocolos médicos e farmacêuticos, além da experiência do pessoal da saúde na relação com a doença, gerou mais eficiência no sistema.

“Avançamos! Como governador colocou na live, se continuarmos melhorando os índices, pode ser que no início de junho possamos reiniciar gradualmente as atividades comerciais e industriais”, disse ao Focus o secretário de Desenvolvimento, Maia Jr.

Há um dado que pode servir de termômetro das vontades governamentais. Caso o Governo recorra da liminar que permite o funcionamento de salões de beleza e barbearias (veja aqui) é sinal de que vai manter a severidade na contenção de mais pessoas nas ruas até 31 de maio. Por enquanto, cautela é a palavra de ordem nas cúpulas do Paço Municipal e do Palácio da Abolição.

Ontem, Focus publicou o provável esquema de retomada das atividades econômicas (veja aqui). “A expectativa dos setores produtivos é que já em junho a economia cearense comece a abrir as portas, mesmo que de maneira gradual. Para que isso ocorra, deverão ser seguidos uma série de protocolos sanitários e de segurança”, apontou o texto.

Uma fonte do setor empresarial  que participa das conversas com o Estado disse ao Focus que os primeiros segmentos serão o de concessionárias, artigos do lar, indústrias, construção civil e agronegócio. Eles entrariam em operação no dia 1º de junho. Na segunda onda, a partir do dia 15 de junho, indústrias de alimentos e saúde. Para o dia 1º de julho, empresas do segmento de logística e escolas. Por fim, já no dia 15 de junho, shopping centers, varejo e serviços”. O cronograma não é confirmado pelo Estado.

Veja a live de Camilo Santan

https://www.facebook.com/camilosantana/videos/677978926093423/?v=677978926093423&notif_id=1590269134512112&notif_t=live_video_explicit

Mais notícias