Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Renan Calheiros: “Se o Governo intervier na CPI, o tiro vai sair pela culatra”

O senador Renan Calheiros discurso durante sessão deliberativa ordinária. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O senador Renan Calheiros mandou um recado ao Governo Bolsonaro, em caso de uma possível interferência na CPI da COVID instalada no Senado. O parlamentar é cotado para ser relator do colegiado.

“Se o Governo intervir na CPI, o tiro vai sair pela culatra. Ele próprio acaba ajudando a politizar a investigação. Piora as coisas. Com isso, todos os governos perdem. E acho que esse Governo precisa encontrar uma maneira de conviver com essa investigação”, disparou Renan em entrevista ao Estadão.

Na sequência, complementou: “Esse é um procedimento constitucional. Não há como não fazê-lo. A sociedade cobra isso de todos nós. E a CPI é um instrumento sagrado da minoria. Eu adverti o presidente do Senado várias vezes que ela seria instalada. Porque só três pré-requisitos são analisados: se tem fato determinado, se tem número mínimo de assinaturas e se tem prazo para investigação. Cumpriu tudo”.

O senador ainda ressaltou não haver disputa para escolher o presidente da CPI. “Precisamos, agora, instalar a comissão, eleger o presidente, que vai, de acordo com a correlação de forças, designar o relator. Não há disputa entre nós. Estou muito satisfeito por integrar a comissão. Não preciso ter um cargo a mais. E acho que a CPI precisa ser necessariamente técnica”, finaliza.

Ao ser questionado sobre a investigação chegar a Estados e municípios, o parlamentar disse: “Há unanimidade na CPI com relação à necessidade, quando houver crime conexo, de investigar Estados e municípios. Mas apenas nessa condição. Você não pode fazer uma Comissão Parlamentar de Inquisição contra governadores ou prefeitos ou contra o presidente da República. Tem de fazer a investigação”.

Leia Mais
+Capitão Wagner questiona empenho de Tasso para investigar prefeituras e Governo do Ceará na CPI da COVID
+Tasso diz que foco da comissão da COVID é investigar “erros e omissões” do Governo Federal
+Girão diz que STF dissemina o “vírus da impunidade”
+Por 8 votos a 3, STF forma maioria pela anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Mais notícias