Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Prisco leva para o Congresso a polêmica da anistia ao propor no Senado lei proibindo a prática

Prisco Bezerra
Prisco Bezerra afirma que quer evitar a sociedade e a democracia reféns de amotinados. Foto: Agência Senado.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A articulação política que aprovou na Assembleia do Ceará uma emenda à Constituição do Estado que proíbe concessão de anistia a policiais amotinados foi levada para o âmbito nacional. Hoje, o senador Prisco Bezerra (PDT), que ocupa a vaga do titular licenciado, Cid Gomes (PDT), apresentou projeto de lei com o mesmo sentido, só que com amplitude nacional. Ou seja, além de abranger as forças policiais de todos os estados, alcança também as forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica)

Segundo o senador, a ideia é “assegurar a impunidade de agentes do Estado que atuam não apenas à margem da lei, mas que também, em muitos casos, buscam transformar o Governo e os cidadãos em reféns”. Para Prisco Bezerra, é necessária “uma legislação clara que trate dos motins, termo tecnicamente mais apropriado para greve de militares, que são totalmente incompatíveis com a hierarquia e a disciplina que caracterizam a atividade”.

A lei proposta pelo senador, na prática, veda a concessão de anistia ou qualquer graça a militares que tenham cometido crimes e ilícitos administrativos ligados à sindicalização ou greve. Ou seja, relaciona-se diretamente com o item da Constituição do Brasil que proíbe greves desses servidores.

A matéria foi encaminhada no dia 4 e passou por análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. A partir de amanhã, 6, até o dia 12, receberá as emendas parlamentares.

Na ponta oposta, o deputado federal Capitão Wagner (Pros-CE) protocolou um projeto na Câmara dos Deputados com pedido de anistia aos militares que participaram do motim encerrado no último domingo, 1 de março, no Ceará. Falando claramente para os amotinados, Wagner disse que está “defendendo o trabalhador de bem que estava lutando por melhores condições”, disse ele, citando que “quem queimou carro” deve ser punido.

Veja o projeto de lei apresentado pelo senador.

Leia Mais
+Camilo diz na GloboNews que Cabo Sabino está foragido
+Capitão Wagner apresenta projeto para anistiar PMs; Maia fala em “nenhuma chance”
+Rodrigo Maia taxativo acerca de anistia para amotinados no Ceará: “Nenhuma chance”
+Capitão Wagner e aliados são os maiores derrotados com a aventura dos amotinados
+Coronel Aginaldo vira o personagem principal dos editoriais do O Globo e do Estadão
+Batalhão que serviu de base a dois motins vai virar escola pública

Mais notícias