Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Mandetta balança, mas Bolsonaro desiste de demitir ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; durante a coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, sobre as ações de enfrentamento no combate ao coronavírus. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, não será demitido nesta segunda-feira, 6. Convencido por militares, o presidente Jair Bolsonaro resolveu não retirar o médico do comando da pasta. Atuaram para evitar a saída de Mandetta os ministros Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Governo). Segundo eles, Mandetta era a melhor opção por enquanto. As informações são da revista Veja.

Mas o ministro da Saúde não está imune da “eliminação”. Bolsonaro se sente contrariado com relação às medidas tomadas sobre o isolamento mais amplo – conhecido como horizontal e que afeta todas as pessoas, não somente o grupo de risco (idosos, pessoas com doenças preexistentes).

O chefe do Executivo acusou o titular da Saúde de “falta de humildade” na última quinta-feira. No domingo, 5, sem citar nomes, afirmou que membros do seu Governo viraram estrelas e “falam pelos cotovelos”. Também destacou que não teria medo de usar a caneta contra eles.

Mandetta, no entanto, foi bastante elogiado por parlamentares pelas medidas contra a COVID-19, entre eles o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Em pronunciamento da semana passada, o ministro pediu que a população seguisse a orientação do isolamento social proposta pelos governadores, o que contrariou ainda mais Bolsonaro.

Enquanto Mandetta não desocupa o cargo, nos bastidores, os nomes mais apontados para a Saúde são os do deputado Federal Osmar Terra, da imunologista e oncologista Nise Yamaguchi, além do presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Se depender do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, Henrique Mandetta irá assumir o posto de secretário da Saúde do Estado. Ele declarou que Mandetta ocupará “imediatamente”.

Leia Mais
+Henrique Mandetta incentiva uso de máscaras de pano para todos
+Maia enfatiza esforço de governadores, aplaude Mandetta e critica Bolsonaro
+Mandetta contraria Bolsonaro e pede que população siga recomendação dos governadores
+Henrique Mandetta teria confidenciado que quer deixar cargo, mas não pedirá demissão
+Esposa de Moro defende Mandetta depois de críticas de Bolsonaro
+Bolsonaro: Mandetta não tem humildade

 

Mais notícias