Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Com apoio remoto, juizados especiais reduzem em 51% acervo de processos

Desembargador Washington Araújo, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Foto: TJCE

Equipe Focus
focus@focus.jor

Os juizados especiais da 1º, 2º, 9º e 18º unidade do Ceará reduziram em 51% o número de processos nos últimos 60 dias, com o apoio do Núcleo de Produtividade Remota (NPR) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). De acordo com o TJCE, desde o início de março até agora foram julgados 1.598 ações, de um total de 3.131.

Para Ricardo Alexandre Costa, juiz auxiliar da Presidência do TJCE, “atuação de alguns juízes integrantes do Núcleo de Produtividade no sistema dos juizados especiais é de suma importância, pois agiliza o julgamento de centenas de ações que, na sua maioria, tratam dos direitos dos consumidores”.  Segundo o magistrado, o descongestionamento trará maior velocidade na solução de novas demandas, gerando assim um enorme ganho para a sociedade.

As audiências de conciliação e sessões de julgamento já estão sendo realizadas por teleconferência, por meio da plataforma WebEx-Cisco que já se encontra habilitada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Núcleo de Produtividade Remota (NPR) foi criado em março de 2019 pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, com o intuito de concentrar esforços para ampliar a prestação jurisdicional à população.

*Com informações TJCE

LEI MAIS
+ Justiça na pandemia: contagem dos prazos processuais retorna hoje, 4
+ Judiciário cearense padroniza uso de videoconferência para audiências

Mais notícias