Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Augusto Aras abre investigação sobre invasão a hospitais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Equipe Focus.Jor
focus@focus.jor.br

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou a abertura de investigação sobre invasões a hospitais durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Em ofício enviado às unidades do Ministério Público estaduais de São Paulo e do Distrito Federal, Aras determina que procuradores-gerais de Justiça apurem os episódios ocorridos nos últimos dias.

“Conforme amplamente divulgado nos meios de comunicação em massa, nos últimos dias, têm ocorrido, em variados locais do país, episódios de ameaças e agressões a profissionais de saúde que atuam no combate à epidemia do vírus Covid-19, além de danos ao patrimônio público. Nesse sentido, chegou ao conhecimento deste signatário o conteúdo de gravação audiovisual de evento supostamente ocorrido na última terça-feira (dia 09 de junho de 2020), em que um indivíduo ofende profissional de saúde em frente ao Hospital Regional de Ceilândia, causando perturbação ao funcionamento da mencionada unidade”, diz o pedido de Augusto Aras.

“Indubitavelmente, condutas dessa natureza colocam em risco a integridade física dos valorosos profissionais que se dedicam, de forma obstinada, a reverter uma crise sanitária sem precedentes na história do país. Observadas as condições de procedibilidade, os eventos narrados, dotados de gravidade, podem ensejar, em tese, a responsabilidade criminal dos seus autores, razão pela qual solicito a Vossa Excelência a distribuição da presente notícia-crime para adoção das medidas que o(a) Promotor(a) natural compreender necessárias”, segue Aras.

Apesar de ter recomendado as pessoas que “arranjem um jeito” de invadir hospitais públicos para checar a ocupação de leitos, Jair Bolsonaro não é alvo do procedimento porque, de acordo com a avaliação da PGR, a conduta do presidente não configuraria crime.

Leia mais
+Gilmar Mendes: “Invadir hospitais é crime. É vergonhoso”
+Governadores do Nordeste falam em “negacionismo” de Bolsonaro e rebatem afirmação: “Não é invadindo hospitais que o Brasil vencerá a pandemia”

Mais notícias