Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Gilmar Mendes: “Invadir hospitais é crime. É vergonhoso”

Gilmar Mendes
Gilmar Mendes. Foto: Divulgação

Equipe Focus.Jor
focus@focus.jor.br

Na manhã deste sábado, 14, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, publicou em seu twitter: “Invadir hospitais é crime – estimular também”. A mensagem pode ser interpretada como um recado direto ao presidente Jair Bolsonaro, que recentemente recomendou que seus apoiadores “arranjem um jeito” de invadir hospitais públicos destinados ao tratamento de Covid-19, para checar a ocupação de leitos.

Sem citar o nome de Bolsonaro, o ministro do STF recomendou reação imediata do Ministério Público, como a Procuradoria-Geral da República e os Ministérios Públicos Estaduais contra os agentes públicos que alimentam “teorias da conspiração, colocando em risco a saúde pública”

Na última quinta-feira, 11, durante transmissão nas suas mídias sociais, o presidente Jair Bolsonaro fez a seguinte declaração: “seria bom você fazer na ponta da linha. Tem hospital de campanha perto de você, hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente está fazendo isso e mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão ocupados ou não, se os gastos são compatíveis ou não. Isso nos ajuda”.

As declarações do presidente também incitaram manifestações contrárias dos governadores do Nordeste, que assinaram uma carta conjunta, informando que têm lutado para combater o coronavírus e fala da política de “negacionismo” do presidente. “Não é invadindo hospitais e perseguindo gestores que o Brasil vencerá a pandemia”, ressaltaram os governadores no documento.

Leia mais
+Governadores do Nordeste falam em “negacionismo” de Bolsonaro e rebatem afirmação: “Não é invadindo hospitais que o Brasil vencerá a pandemia”

Mais notícias