Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Vídeo: a dobradinha Tasso/Cid que pode dar o que falar nas eleições de 2020

Dupla afinadíssima durante a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos.

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br
Para melhor entender as possibilidades e entrelinhas do jogo eleitoral que se avizinha, atentem para a dobradinha entre Cid Gomes (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB) no Senado. No caso da aprovação dos dois milionários empréstimos do BIRD para o Ceará, a dupla atuou afinadíssima. Até sentaram-se juntos na Comissão de Assuntos Econômicos. É fato que tratava-se de projetos de interesse do Estado, mas a troca de amabilidades foi visível. Não é de hoje.
A eleição de 2018 gerou uma distensão política entre os dois. Tanto que Cid chegou a articular um grupo de senadores a favor de uma candidatura de Tasso para a presidência do Senado. O ápice desse momento se deu no Focus Summit, em novembro de 2018, quando, para um auditório lotado, Cid dirigiu elogios a Tasso, que reagiu na mesma medida. Na sequência, Tasso e Ciro Gomes voltaram a conversar e se encontrar, mesmo que ainda longe da frequência de quando eram aliados.
Um dos empréstimos se relaciona à recursos para o Projeto São José, que começou ainda na década de 1990, no segundo Governo do tucano. Seu formulador foi o saudoso economista Cláudio Ferreira Lima, que atuou como um secretário de Planejamento nos moldes mais modernos, exercendo funções que transpassavam as diversas pastas.
Como é peculiar à nossa política, sai governador, entra governador e o nome do Santo padroeiro do Ceará jamais foi substituído. Considerando o gosto dos governantes por mudar o nome dos projetos criados em gestões anteriores, trata-se de um milagre do santo esposo de Maria. O São José atua em áreas importantíssimas, sendo que a mais relevante é fazer com que chegue energia aos mais distantes rincões pobres do Ceará.
Veja no vídeo abaixo a intervenção de Cid, ao lado de Tasso, ao defender a aprovação do pedido de empréstimo ao BIRD para o projeto São José.
 

 

Mais notícias