Veterano do G-20 diz que economia global está em momento decisivo

Gurria disse que embora os governos estejam certos em abrir as torneiras de gastos neste ano para combater a pior recessão da história, muitos estão perto de ficar sem munição fiscal


Foto: Reuters.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Ángel Gurria, alertou que a economia global enfrenta um momento decisivo na pandemia de COVID-19. O motivo? A capacidade dos governos de cobrir os crescentes custos se aproxima do limite.

Há 14 anos no comando da OCDE, com sede em Paris, Gurria disse que embora os governos estejam certos em abrir as torneiras de gastos neste ano para combater a pior recessão da história, muitos estão perto de ficar sem munição fiscal.

Sem maiores esforços de coordenação, o próximo estágio da crise poderia ser uma fragmentação da economia global, com o aumento das lacunas entre países ricos e economias sem recursos.

Os comentários de Gurria soam o alarme para líderes mundiais antes da reunião do G-20 no sábado, em meio à preocupação de que a recuperação global possa ser prejudicada.