Veja no Focus Colloquium: a guerra e seus impactos econômicos, políticos e humanitários

Entre Sydney, na Austrália, e Fortaleza, o Colloquium será com dois respeitados especialistas em geopolítica: o professor Rui Martinho, cientista político, doutor em História e colaborador do Focus, e a professora Deborah Barros Leal, que ministra a cadeira de Politica e Relações Internacionais na Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney.


Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Focus Colloquium mantém a atenção máxima acerca da agressão da Rússia sobre a Ucrânia. Afinal, são intensos os efeitos da guerra no mundo e, evidentemente, no Brasil. O Colloquium conversa com dois grandes especialistas em geopolítica: o professor Rui Martinho, cientista político, doutor em História e colaborador do Focus e a professora Deborah Barros Leal, que ministra a cadeira de Politica e Relações Internacionais na Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney, na Austrália.

Mediado pelo jornalista Fábio Campos, editor do Focus.jor, o Colloquium aborda pela segunda vez o terrível conflito que veifa vidas e mexe com a geopolítica mundial.

Rui Martinho Rodrigues é um certeiro observador dos acontecimentos históricos e contemporâneos. É professor  da UFC, advogado, bacharel em administração, mestre em sociologia e doutor em história. Com seis livros publicados e vários artigos acadêmicos na área de história, educação e política. Assina coluna semanal no Focus.jor.

 

Deborah Barros Leal Farias é professora de Politica e Relacoes Internacionais na Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney, onde mora ha desde 2018. Antes disso, fez seu doutorado em Ciencia Politica em Vancouver, onde morou por 10 anos. E antes disso, foi professora da Faculdade de Direito da Universidade de Fortaleza durante oito anos. Trabalhou na Assessoria Internacional do Gabinete do Governador na gestao de Lucio Alcantara.

 

 

 

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.