Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Vai “chover” vacina contra Covid e uma delas já está sendo negociada com o Brasil

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

Hoje, no mundo, 63 vacinas contra o coronavírus estão na fase desenvolvimento clínico. Outras 173 estão em desenvolvimento pré-clínico. Os dados são da Organização Mundial de Saúde. A previsão é que 19 vacinas vão estar disponíveis globalmente nas próximas semanas e meses.

Das 63 vacinas em fase clínica, 12 (19%) são de dose única. A maioria ou 38 vacinas (60%) serão ministradas  em duas doses.

Atentem para uma vacina em especial que já tem acordo de fabricação com um laboratório brasileiro. Prevista para ser ministrada em três doses, a Zycov-D, baseada em DNA e desenvolvida pela gigante multinacional indiana Zydus Cadila, não depende de armazenamento em freezers. Ou seja, pode ser internamente transportada à temperatura ambiente. Certamente, uma condição bem adequada para o imenso e desigual Brasil.

A Zycov-D suporta uma temperatura de 23ºC por três meses. Para períodos maiores, o ideal é manter a uma temperatura entre 2ºC a 8ºC. Segundo o Estadão Conteúdo, a Zydus Cadila deve encerrar até abril os testes clínicos na Índia.

Outra característica da vacina indiana que também é bastante adequada para o Brasil: o imunizante dispensa o uso de seringas e agulhas descartáveis e pode ser injetado por meio de aplicadores que disparam o imunizante através da pele.

A Índia já é conhecida como farmácia do mundo. É o maior produtor de medicamentos genéricos, respondendo por 20% da produção global e atende à incríveis 62% da demanda mundial por vacinas, deixando a China para trás.

 

 

Mais notícias