Vacinação de idosos a partir de 75 anos tem início nesta quarta em Fortaleza

O agendamento para os idosos segue sendo realizado pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza e pelo site Vacine Já


Vacinação. Foto: Governo do Ceará.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Prefeitura de Fortaleza iniciou nesta quarta-feira, 27,  a vacinação domiciliar aos idosos a partir de 75 anos de idade que realizaram agendamento.

O público faz parte da primeira fase do Plano de Vacinação de Fortaleza, em execução desde a última segunda-feira, 18. O agendamento para este grupo segue sendo realizado pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para todos os sistemas operacionais) e pelo site Vacine Já (http://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/).

Os idosos deste primeiro dia de vacinação em domicílio receberam previamente informações via e-mail e Whatsapp. Para esta quarta-feira, serão disponibilizadas 10 equipes que vão aplicar o imunobiológico em 100 pessoas, conforme planejamento das rotas. Entre eles, estão os idosos que, devido a uma inconsistência no sistema, conseguiram agendar a vacinação no Centro de Eventos (local onde ocorre a imunização de profissionais de saúde) e que, como indicado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não compareceram ao local.

Para a vacinação domiciliar contra a Covid, a Prefeitura irá estabelecer logística similar à implantada em 2020, em meio à pandemia, para a imunização contra a Influenza. “Vamos traçar informações e iniciar a vacinação a partir de rotas. Iremos avaliar o quantitativo cadastrado e implantar a vacinação de acordo com a localização das residências”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.

Estes idosos receberão as vacinas da Oxford/Astrazeneca, recebidas na noite do último sábado, 23,  pelo Governo do Ceará após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quanto aos idosos que, no ato do agendamento, optaram pela opção de vacinação drive-thru, em breve, a SMS também entrará em contato via e-mail e WhatsApp orientando com a data e local indicados.

Profissionais identificados

Os profissionais de saúde que irão realizar a vacinação domiciliar estarão devidamente uniformizados e paramentados com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), e portando crachá de identificação da Prefeitura de Fortaleza.

Vacinação nos próximos dias

De quarta-feira a domingo, 27 a 31 de janeiro, continuarão a ser vacinados trabalhadores da saúde ativos atuantes em hospitais. A vacinação acontece no Centro de Eventos e nas unidades hospitalares. A validação do cadastro prévio para a imunização será realizada mediante apresentação de documento de identidade com foto e comprovante profissional (contracheque, carteira de trabalho e declaração do equipamento de saúde em que atua).