Unifor vai realizar diagnóstico da COVID-19

A novidade vai aumentar a capacidade de diagnóstico precoce da doença pelas autoridades de saúde e contribuir para o controle da transmissão do vírus no Ceará


Unifor. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Universidade de Fortaleza (Unifor), vai realizar diagnóstico da Covid-19. A iniciativa se dá por meio de parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE) e apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A novidade vai aumentar a capacidade de diagnóstico precoce da doença pelas autoridades de saúde e contribuir para o controle da transmissão do vírus no Ceará. A expectativa é que a testagem inicie no começo da segunda quinzena de abril. As análises serão feitas no Laboratório de Bioagentes Patogênicos do Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX), da Unifor.

A ação contará com 24 profissionais de nível médio e superior com experiência em extração de RNA e RT-PCR, dentre eles alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza. Terá ainda a colaboração de farmacêuticos e técnicos do Laboratório de Análises Clínicas do Núcleo de Assistência Médica Integrada (NAMI), da Unifor.

O espaço funcionará 24 horas por dia e 7 dias por semana, contando com 2 PCR em tempo real. Serão realizados 3.000 testes/mês e a perspectiva é de ampliação para 6.000 testes/mês. O resultado será emitido em um prazo de 24 a 48 horas. Todos os requisitos exigidos de biossegurança para assegurar a proteção das equipes de trabalho serão observados.