Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Único Geoparque Mundial do País reconhecido pela Unesco fica no Ceará

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A Serra do Araripe, no Ceará, é o único geoparque brasileiro reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A informação é do ministério do turismo, que busca a candidatura dos Cânions do Sul, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, como geoparque da humanidade junto à entidade internacional. Na ocasião, também foi discutida a inclusão de Paraty (RJ) como patrimônio misto da humanidade – natural e histórico – e do bumba meu boi do Maranhão como patrimônio imaterial.
Para  Marcelo Álvaro Antônio, ministro do turismo, que esteve em missão internacional em Paris nos dias 18 e de 19 de junho,“O reconhecimento de uma entidade como a Unesco é fundamental para potencializarmos o turismo na região. Tenho certeza de que obteremos êxito nessa missão”. Único atrativo brasileiro incluído na Rede, a Serra do Araripe passou a integrar a lista em 2005. Desde então, antes dos Cânions do Sul, o Brasil não tinha apresentado nenhuma outra candidatura.
De acordo com Mechtild Rossler, diretora do Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, o Brasil é muito rico naturalmente e não sabe o motivo de não ter mais geoparques pertencentes à Rede Global de Geoparques da Unesco.
Em 2015, o Geoparque Mundial Araripe foi designado como Geoparque Mundial da UNESCO e tem uma área de 3,441 km2. Está localizado na Bacia do Araripe (CE), que é considerada a maior bacia sedimentar no interior do Nordeste brasileiro, que se estende ao sul do Ceará, ao noroeste de Pernambuco e ao leste do Piauí. A Chapada do Araripe é sua principal distinção em termos de relevo. O patrimônio geológico do Geoparque é caracterizado por registros geológicos importantes do período Cretáceo Inferior, entre 90 e 150 milhões de anos atrás, especialmente em seu conteúdo paleontológico.
*Com informações ministério do turismo

Mais notícias