Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

UFC participa de pesquisa nacional para avaliar riscos da COVID-19 em profissionais de saúde

Foto: Jr. Panela/UFC.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Universidade Federal do Ceará inicia nesta semana a realização da etapa cearense da pesquisa “Avaliação de Riscos de Profissionais de Saúde Que Cuidam de Pessoas com Covid-19”. O trabalho é um amplo estudo nacional que vem sendo desenvolvido pela UFC, pelo Instituto Evandro Chagas (Pará), pelo Instituto Aggeu Magalhães – FIOCRUZ (Pernambuco), pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e pelo Hospital Moinhos de Ventos (Rio Grande do Sul) e que pretende identificar os impactos do novo coronavírus entre esse grupo.

“Os profissionais de saúde são uma categoria profundamente afetada pela covid-19”, diz a coordenadora-geral da pesquisa, Profª Lígia Kerr, da Faculdade de Medicina da UFC. Segundo ela, em Recife, onde o trabalho teve início, os pesquisadores já conseguiram identificar uma taxa de positividade de 36% entre esses profissionais. “É uma taxa muito alta. Poucas categorias estão em uma situação com essa”, avalia a professora.

Ao longo dos próximos seis meses, a pesquisa pretende identificar a prevalência da covid-19 (proporção daquele grupo que foi afetada pela doença), estimar taxas de absenteísmo, como tem sido o uso de equipamentos de proteção individual e ainda investigar questões relacionadas à saúde mental desses profissionais, em um dos mais completos levantamentos do gênero realizados até agora.

Mais notícias