Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

UFC desenvolve mapa que relaciona avanço da COVID-19 e aspectos sociais em Fortaleza

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Pesquisadores do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará desenvolveram um mapa, em formato de vídeo, que mostra o avanço da infecção por coronavírus em Fortaleza, ao mesmo tempo que relaciona o número de casos e mortes por COVID-19 a dados como vulnerabilidade social e faixa etária populacional.

O levantamento, que toma como base os números oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, considera supostas infecções por coronavírus já desde o mês de janeiro, antes mesmo de se iniciarem as medidas de enfrentamento do vírus pelo poder público do Ceará. Os últimos números vão até o dia 17 de maio.

Além de mostrar como se deu o início da doença na metrópole, o mapa também apresenta possíveis “facilitadores” de transmissão, como pontos de transporte aeroportuários e rodoviários (aeroporto e terminais de ônibus). Um movimento que se percebe, pelo mapa, é que, por mais que tenha surgido primeiro em áreas nobres da cidade, o coronavírus ganhou mais espaço e, consequentemente, causou mais óbitos em locais de maior vulnerabilidade.

Foto: Divulgação.

 

Mais notícias