Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

UFC aprova retorno das aulas para 20 de julho; modelo terá ensino remoto e presencial

UFC. Foto: Jr. Panela/UFC.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Universidade Federal do Ceará aprovou o retorno das aulas para o dia 20 de julho. A deliberação foi feita pelo  Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFC. A medida contempla os cursos de cursos de graduação, de pós-graduação e das Casas de Cultura Estrangeira, com vistas à conclusão do semestre letivo 2020.1, alterados por conta da pandemia da COVID-19.

A deliberação do Conselho ocorreu ontem, 2. Segundo o Cepe, nas próximas semanas, serão elaborados um novo calendário acadêmico para o ano de 2020 e um plano para o semestre letivo 2020.2.

Serão três modelos de ensino: presencial, on-line e o híbrido. “O PPE propõe, preferencialmente, a continuidade da forma remota para a realização das atividades curriculares. Também está prevista a possibilidade de se utilizar a forma presencial e híbrida (remota e presencial), quando devidamente autorizada pela administração superior da universidade, considerando a evolução da pandemia, as orientações das autoridades sanitárias, a liberação dos campos de estágios e o planejamento de cada unidade acadêmica, de acordo com condições estruturais”, pontua a UFC

Em todos os casos, o prazo para o cumprimento da carga horária total dos componentes curriculares do semestre 2020.1 é de, no mínimo, 85 dias letivos, e, no máximo, 100 dias letivos.

Datas
As turmas que deram continuidade às atividades didáticas sem interrupção poderão encerrar os componentes curriculares, de forma retroativa, de 6 de junho a 25 de junho. As turmas que interromperam ou que não realizaram atividades remotas terão o reinício do período letivo 2020.1 na data referência do dia 20 de julho de 2020, prioritariamente no formato em que se utilizem tecnologias e recursos digitais. Já a data de referência para a conclusão do semestre 2020.1 é o dia 22 de outubro.

De acordo com o PPE, serão assegurados aos professores suportes pedagógico, tecnológico, bem como de acessibilidade pedagógica, metodológica, de infraestrutura física e de segurança sanitária para a realização das atividades didáticas.

O documento também assegura aos estudantes condições para acompanhar de forma efetiva as atividades didáticas. Uma das medidas nesse sentido é a ação de Inclusão Digital, que vai distribuir 6 mil chips de planos de internet móvel (3G e 4G) a alunos com vulnerabilidade socioeconômica.

O estudante de graduação poderá solicitar, sem apresentação de justificativa e em qualquer período durante a vigência do semestre 2020.1, a retirada de matrícula em um ou mais componentes curriculares, sendo que esse procedimento não terá impacto nos indicadores de desempenho acadêmico (IRA), nem no tempo máximo de curso.

A UFC ressalta que o  PPE foi construído com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, sob coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ‒ contém orientações específicas para cada uma das três situações observadas atualmente na UFC: turmas que estão realizando atividades remotas; turmas que interromperam as atividades remotas; turmas que não realizaram atividades remotas.

Mais notícias