Trump determina retomada de taxa sobre o aço brasileiro

O motivo da ação foi a desvalorização do real ante ao dólar. Segundo Trump, a medida visa proteger os interesses dos fabricantes estadunidenses


Produção de aço
Produção de aço. Foto: Freepik

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o restabelecimento de uma taxa sobre o aço  e alumínio brasileiros e argentinos. O motivo da ação, no caso do Brasil,  foi a desvalorização do real ante ao dólar. Segundo Trump, a medida visa proteger os interesses dos fabricantes estadunidenses.

“O Brasil e a Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para os nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos  aço e alumínio enviados para os EUA a partir desses países”, declarou Trump em sua conta no Twitter.

Na sequência, ressaltou que o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) deverá agir para que alguns países (sem citar nomes) não aproveitem a alta do dólar para desvalorizar ainda mais suas moedas.  “Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa”, finalizou.

+Bolsonaro usará “canal aberto” com Trump para tratar de taxa sobre o aço brasileiro
+Senado fala em “faca no pescoço” após decisão de Trump