Search
Search
Close this search box.

TRT7: Nova diretoria toma posse na próxima quinta-feira

Desembargadores Maria Roseli Mendes Alencar, Durval César de Vasconcelos Maia e Clóvis Valença Alves Filho do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará). Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) empossa seus novos dirigentes no dia 8 de dezembro, às 17h. O desembargador Durval César de Vasconcelos Maia será empossado presidente da corte, juntamente com a vice-presidente, desembargadora Maria Roseli Mendes Alencar e o novo corregedor-regional, desembargador Clóvis Valença Alves Filho. A solenidade será realizada na sede do TRT-7, que fica localizada na Av. Santos Dumont, nº 2338, no bairro Aldeota em Fortaleza-CE.

Os novos dirigentes terão o desafio de administrar um dos tribunais trabalhistas mais antigos do país. O TRT-7 foi instalado em 1946. Atualmente, a Justiça do Trabalho do Ceará possui 37 varas do trabalho em funcionamento com jurisdição sobre todo os municípios do estado. Essas unidades recebem uma média de 35 mil novos processos por ano e, em 2022, foram responsáveis pelo pagamento de cerca de R$ 600 milhões às partes que ingressaram com processos.

Escolhidos em votação direta por seus pares no dia 10 de outubro, a eleição para a direção do tribunal trabalhista acontece a cada dois anos. O TRT-7 é composto por 14 desembargadores que, além de realizarem sessões de julgamento conjuntamente, também se dividem em três turmas e duas seções especializadas. A segunda instância recebe uma média 15 mil ações para julgamento por ano.

Deixam a Presidência, a Vice-Presidência e a Corregedoria-Regional, respectivamente, as desembargadoras Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno e Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque e o desembargador Paulo Régis Machado Botelho.

Currículos

Natural de Fortaleza, o presidente eleito do TRT-7 iniciou sua carreira como juiz substituto na Justiça do Trabalho da Bahia, em 1992. Transferido para o Ceará, trabalhou como juiz titular nos municípios do Crato, Limoeiro do Norte, Quixadá, Baturité e Fortaleza. Promovido por merecimento pela presidente Dilma Rousseff, Durval César de Vasconcelos Maia foi empossado desembargador do TRT-7 em dezembro de 2013.

A desembargadora Maria Roseli Mendes Alencar ingressou na magistratura trabalhista em fevereiro de 1990. Exerceu a titularidade das varas do Crato, Iguatu, Limoeiro do Norte, Baturité e Fortaleza. Ela foi promovida por merecimento ao cargo de desembargadora do TRT-7 em junho de 2010. Assumiu a Presidência do órgão no biênio 2012-2014. Foi diretoria da Escola Judicial TRT-7 nos biênios 2014-2016 e 2016-2018. Foi gestora de metas de 2011 a 2014 e também integrou o Conselho Consultivo da Escola Judicial, a Comissão de Planejamento Estratégico e a Gestão de Metas do TRT-7 em 2020.

O desembargador Clóvis Alves Filho atua na magistratura trabalhista desde 1994, quando ingressou na carreira como juiz do trabalho substituto no TRT-7. Em 1996, assumiu a titularidade da Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Juazeiro do Norte (atual 2ª Vara do Trabalho do Cariri), onde ficou até 1998, quando passou para a JCJ do Crato (atual 1ª Vara do Trabalho do Cariri). Foi diretor do Fórum Trabalhista da Região do Cariri por aproximadamente dez anos. Em 2013, recebeu a titularidade da 3ª Vara do Trabalho do Cariri, onde permaneceu até a posse como desembargador do TRT-7 em agosto de 2020.

*Com informação TRT7

Mais notícias