Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Transmissão da COVID-19 em Fortaleza passa a ser “residual” e casos de coronavírus caíram para 10 por dia

Foto: Nivia Uchoa/Governo do Ceará.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A transmissão da COVID-19 em Fortaleza passou a ser “residual”, de acordo com o Informe Epidemiológico da Semana Epidemiológica divulgado na última sexta-feira, 14, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Atualmente, com base exclusivamente nos dados, a transmissão é residual e sujeita a pequenas oscilações. A ampliação da testagem molecular (RT-PCR) é essencial nessa fase para o monitoramento oportuno de eventuais surtos localizados ou alterações na tendência epidemiológica observada”, destaca o documento.

A média de casos por COVID-19 caiu para 10 por dia, sendo 81% menor do que a registrada duas semanas atrás e, aproximadamente, 99% inferior à registrada no período do pico de transmissão (893 casos).

“O ‘platô’ de casos confirmados desse ciclo epidêmico ocorreu na transição entre os meses de abril e maio (intervalo de aproximadamente vinte dias), quando a média móvel sempre esteve acima de 600 casos”, destaca.

O levantamento também aponta que o total de óbitos registrou a menor média desde a contagem da série histórica. “A média móvel de óbitos dos últimos sete dias (1,8), 33% inferior à mensurada quatorze dias atrás, foi a menor já registrada na série histórica. A redução foi de 98% se compararmos os dados de hoje com a máxima média móvel da curva (91,6)”, pontua.

Há mais de três semanas Fortaleza não registra mais de 10 óbitos por dia .O intervalo temporal de maior mortalidade deste ciclo epidêmico, se considerarmos a média móvel, compreende um período de aproximadamente duas semanas (9/05-22/05), quando a média sempre esteve acima de 80 mortes.

Mais notícias