Transformação digital. Por Luciana Colares


Luciana Colares. Membro do Ibef-Ceará e sócia e executiva de soluções e negócios da TOTVS Ceará. Foto: Divulgação

Em um mundo em constante mudança, a pandemia vem e acelera a transformação digital nas empresas. Muitas já estavam em processo e outras aderiram e aceleraram na pandemia. Também conhecida como jornada digital, otimiza processos e melhora o desempenho por meio da tecnologia. Uma cultura de inovação e transformação se estabelece tornando essencial que todos cooperem para gerar melhorias. É um conceito amplo que envolve modelos de negócios, conectividade, processos e análises de dados.

Cada vez mais, as empresas utilizam plataformas em nuvem visando otimizar custos, focar no negócio e obter mais segurança da informação. E investem para oferecer as melhores experiências aos seus clientes. Utilizam ferramentas de digitalização dos processos operacionais para agilizar, padronizar e simplificar o fluxo e as integrações entre as áreas e aplicativos para gestão do desenvolvimento, venda e entrega de produtos e serviços, bem como engajamento de clientes e colaboradores.

Implementam o comércio digital, agilizando as vendas e integrando os diversos canais. Digitalizam a logística para realizar entregas mais rápidas. Implantam a gestão do relacionamento com o cliente para conhecer melhor suas necessidades, proporcionar uma melhor experiência e acelerar as vendas.

A inteligência artificial combina a grande quantidade de dados, o poder computacional e os algoritmos para otimizar os processos e atender as necessidades dos clientes. Utilizam assistentes virtuais, aplicativos inteligentes que aprendem automaticamente, para simplificar o trabalho. A transformação digital impulsiona novos modelos de negócios. Integram a tecnologia da informação com os serviços financeiros provendo soluções de crédito e pagamentos digitais para simplificar, ampliar e baratear o acesso dos clientes, reduzindo as fronteiras entre os setores econômicos.

Como observado, são várias as formas de transformar o negócio digitalmente, cada empresa na sua etapa. O que importa é buscar a transformação digital para melhorar a vida dos clientes e trazer boas experiências. Que as empresas mudaram rápido é fato. Que fiquem os aprendizados e que as empresas continuem usufruindo dos benefícios da aceleração e transformação digital. E que as relações fiquem mais coesas num mundo em constante transformação.