Search
Search
Close this search box.

Toyota mantém estudos para instalação de centro de distribuição de peças no Pecém

Projeção de um CD de peças da Toyota no Canadá
Projeção de um CD de peças da Toyota no Canadá. Foto: Divulgação Toyota

Átila Varela
atila@focus.jor.br

A Toyota segue mantendo os estudos para a instalação de centro de distribuição de peças no Ceará. A informação foi confirmada pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedet), Maia Júnior. O gestor se reuniu nesta segunda-feira, 25, com executivos da fabricante japonesa. A reunião ocorreu de forma virtual.

“A empresa continua com esforços para aprimorar e finalizar os estudos de viabilidade econômica para se instalarem no Pecém”, revelou.

Maia complementou informando que o Ceará, para viabilizar o negócio, deverá rever posições com relação aos tributos, rotas de exportação do Porto do Pecém pelo canal do Panamá e a possibilidade de atrair outras empresas da cadeia produtiva.

Vale lembrar que em 2019, o Governo do Estado e a Toyota assinaram um protocolo de entendimento para implantar o CD de peças. Também foi criado um grupo de trabalho para discutir os negócios. O Ceará entraria como parceiro estratégico, não somente distribuindo para o Brasil , mas também escoando as unidades fabricadas para América Latina via Porto do Pecém.

Interesse na Troller

A fábrica da Troller em Horizonte, a qual a Ford já avisou que irá encerrar as atividades no 4º trimestre de 2021, já possui interessados. Ao todo, são três investidores. As informação foi confirmada pela Sedet. A nacionalidade não foi divulgada.

Nesta quarta-feira, 20, um grupo de trabalho formado pelo Governo do Estado, Ministério da Economia (Governo Federal), Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) se reuniu para tratar das ações para conservar a unidade fabril no município cearense. E a alternativa mais vantajosa é obter um parceiro para assumir o empreendimento, seja com outra operação de veículos ou com a própria Troller – a Ford já divulgou comunicado informando sua intenção de se desfazer do negócio.

Leia Mais
+Maia Júnior: Ceará vai buscar parceiro com a Ford para manter operação da Troller em Horizonte
+Três investidores interessados na fábrica da Troller em Horizonte

Mais notícias