TJCE: O perfil de quem será eleito hoje

Eleição para a Diretoria do TJCE acontece hoje com postulantes únicos a cada cargo. Veja perfis.


A diretoria para o biênio 2019/2020 do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) será eleita hoje, 27. Com um único postulante a cada cargo, o pleito ocorrerá sem disputa. O desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo, atual vice, assumirá a Presidência. A vice-presidência será da atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira. Já o desembargador Teodoro da Silva Santos será o Corregedor-geral.

Veja abaixo o perfil dos postulantes únicos aos cargos:

Washington Luís Bezerra de Araújo
Fonte: TJCE

É natural de Campo Maior, no norte do Piauí. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (1983).

Araújo ingressou no TJCE em 1992 e já ocupou os cargos de juiz da 3ª turma recursal dos juizados cíveis e criminais, entre 2000 e 2002; juiz auxiliar da presidência do TJCE, entre 2001 e 2003; e corregedor auxiliar na Corregedoria-geral da Justiça, entre 2003 e 2005.  Também já atuou nas comarcas de Aracati, Iguatu e Sobral

Em fevereiro de 2011, o próximo presidente do tribunal tornou-se membro da 3ª Câmara Cível do órgão. Na ocasião, o desembargador Francisco Glaydson Pontes, atual presidente do TJCE, declarou que a carreira de Araújo na magistratura “demonstra que se trata de um magistrado com grande capacidade e índole”.

Ocupa a vice-presidência do TJCE desde fevereiro de 2017.

Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Fonte: TJCE

É natural de Aurora, no sul do Ceará, e graduou-se em Direito em 1982 pela UFC, mesma instituição onde fez especialização em Direito Processual e Civil, em 2003. Nailde foi a 6ª mulher a ocupar a função de presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cargo que desempenha desde o ano passado.

A próxima vice-presidente do TJCE já atuou como juíza titular nas comarcas de Jucás, entre 1989 e 1991; e de Icó, entre 1991 e 1992. Entre 1995 e 2009, assumiu a 20ª Vara de Família e Sucessões, transformada na 4ª Vara de Sucessões.

Em 2011, Nailde foi designada Supervisora do Grupo Gestor das Tabelas Processuais Unificadas e, de 2011 a 2017, Supervisora do Comitê Estratégico.

Ela é autora do livro O direito sucessório do cônjuge e do companheiro, de 2014.

Teodoro Silva Santos
Fonte: TJCE

É natural de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, e graduou-se em Ciências Jurídicas em 1987 pela Universidade de Fortaleza, mesma instituição em que fez especialização e mestrado em Direito Constitucional. Também cursou pós-graduação em direito processual penal, na UFC.

O próximo Corregedor-geral da República é desembargador desde 2011, ano em que também tornou-se membro da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará. Já foi promotor das comarcas de Solonópole, em 1993; Aurora, em 1994; e Crato, também em 1994.

Santos é autor do livro A transação penal nos crimes de ação privada à luz da hermenêutica e dos princípios constitucionais, de 2008, e já foi laureado com a medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha, da Câmara Municipal de Fortaleza, com o prêmio Sereia de Ouro e com o título de cidadão de Fortaleza, de Crato e de Palmácia.