TJCE informa que versão antiga do portal e-SAJ será desativada no próximo dia 24

O novo e-SAJ já pode ser acessado a qualquer momento pelo computador, tablet e celular. A acessibilidade é mais um diferencial, com acesso de forma facilitada, por leitores de tela, para atender às necessidades de pessoas com deficiência visual, destaca o TJCEtjce


Imagem: TJCE

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) comunica a todos os advogados, membros do Ministério Público, Defensoria Pública e demais entidades conveniadas que a versão antiga do Portal e-SAJ será desligada no próximo dia 24 de abril. O novo e-SAJ traz como novidades funcionalidades como o “Painel do Advogado” e o “Novo Peticionamento Eletrônico”. Outra vantagem é que o portal utiliza navegação gráfica e permite uma visualização mais simplificada dos serviços, destaca o TJCE. A nova versão começou a funcionar oficialmente em agosto de 2020.

O coordenador de Informações e Apoio das Atividades Judiciais do TJCE, Pedro Carlos Alves Cavalcante, orienta que “é importante destacar que as petições salvas em rascunho na versão antiga não serão migradas para a nova versão. Caso o interessado opte por não utilizar o novo Portal e-SAJ neste momento, até o dia 23 de abril, ainda será possível retornar à versão antiga do Sistema. Assim, é recomendável que se aproveite este período para protocolar ou recriar os rascunhos no novo Portal”.

No caso, o coordenador explica como foi o processo de implantação da nova ferramenta. “Inicialmente, foi disponibilizado para um grupo de advogados, até conseguirmos contemplar toda a categoria. Depois incluímos os usuários da Defensoria Pública e do Ministério Público. Por último, contemplamos as Secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária, que também fazem uso da ferramenta.” Ele informa que todos os profissionais que necessitam usar o sistema foram devidamente capacitados para utilizá-lo. “Não há razão para ficarmos com uma versão arcaica de uma ferramenta quando já disponibilizamos uma mais moderna e funcional aos nossos usuários”, reconhece.

No “Painel do Advogado”, por exemplo, é possível visualizar e protocolar a petição em uma única tela. Há ainda o recurso de salvamento automático. A pré-visualização das peças é mais uma inovação, que serve como orientação para o preenchimento correto das informações. Além disso, o usuário pode conferir cada documento anexado antes de protocolar a petição e reordenar as peças visualmente, arrastando os arquivos.

O novo e-SAJ já pode ser acessado a qualquer momento pelo computador, tablet e celular. A acessibilidade é mais um diferencial, com acesso de forma facilitada, por leitores de tela, para atender às necessidades de pessoas com deficiência visual.

PARTICIPAÇÃO
A reformulação do portal foi desenvolvida com a colaboração dos próprios usuários. Um grupo de advogados foi selecionado e submetido a testes de usabilidade. O objetivo é que a ferramenta eletrônica esteja em conformidade com as necessidades da rotina de trabalho dos profissionais.

*Com informação TJCE