TJCE é destaque com “Programa de Modernidade do Judiciário” em simpósio de Inteligência Artificial

O evento, que ocorre nos dias 23 e 24 de junho, a partir das 8h30, no auditório da Esmec, que tem como objetivo oferecer aos participantes as principais ferramentas e aplicações de inteligência artificial utilizadas pelo Poder Judiciário no País


Imagem: TJCE

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Escola Superior de Magistratura (Esmec) promoverão o I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial: Aplicações Práticas. O evento, que ocorre nos dias 23 e 24 de junho, a partir das 8h30, no auditório da Esmec, que tem como objetivo oferecer aos participantes as principais ferramentas e aplicações de inteligência artificial utilizadas pelo Poder Judiciário no país. O encontro também abrirá espaço para a exposição de diversas ferramentas utilizadas pelo sistema de Justiça e de outros Tribunais do País, além de um painel do BID e do Ministério da Justiça da Espanha, de maneira remota.

Um dos destaques da programação será a apresentação dos conceitos do Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud), que possui dois eixos principais, focados na transformação digital no aprimoramento dos serviços ao cidadão e o fortalecimento da governança e da gestão. O Programa foi viabilizado por empréstimo de 28 milhões de dólares do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e sete milhões de dólares como contrapartida do Governo estadual, para serem usados nos próximos cinco anos. A operação de crédito é inédita no âmbito dos Tribunais brasileiros. O investimento envolve o desenvolvimento técnico necessário à transformação digital ampla e profunda, que no âmbito do Judiciário denomina-se “Justiça 4.0”. Digitalização, processo eletrônico, robôs, inteligência artificial e outras inovações tecnológicas para entregar soluções digitais aos usuários fazem parte do Programa. O Promojud envolverá também racionalização, otimização dos procedimentos e automação dos processos de trabalho.

O Simpósio terá vagas limitadas e é voltado para servidores e magistrados que integram os projetos do Promojud e profissionais de outros tribunais que atuam na área da inteligência artificial. Confira aqui a programação completa do evento:
I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial: Aplicações Práticas

Dias: 22 e 23 de junho
Horários: 8h30 às 16h50 (com intervalos para almoço e coffee break)
Local: Escola Superior de Magistratura (Esmec): Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, bairro Edson Queiroz, Fortaleza.

Programação TJCE- Simpósio Inteligência Artificial

*Com informação TJCE