Sustentabilidade e planejamento: áreas para os profissionais da Engenharia Urbana e Ambiental

As áreas de atuação para quem se forma em Engenharia Urbana e Ambiental passam por eficiência energética; mobilidade urbana; equipamentos sociais de saúde e lazer


Foto: Prefeitura de Fortaleza.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O curso de Engenharia Urbana e Ambiental da Universidade de Fortaleza (Unifor) está em consonância com a tendência de crescimento de atividades geradoras de produtos e serviços com uma dinâmica ESG (sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”) já que a procura por profissionais qualificados está em andamento para atuação na área de planejamento urbano e projetos ambientais.

De acordo com Oyrton Monteiro Jr. Azevedo, coordenador do Curso na Unifor, as perspectivas sobre o meio ambiente, a partir de uma das decisões tomadas esse ano pelos países signatários do Fórum Econômico Mundial, têm sido fundamentadas em uma conduta ESG.

“Essa nova cultura passa a influenciar toda e qualquer instituição que queira ter mais e melhores oportunidades de se manter e ganhar novos posicionamentos nos mercados, consequentemente, afetando também diretamente a área do trabalho”, afirma Azevedo Monteiro Jr.

As áreas de atuação para quem se forma em Engenharia Urbana e Ambiental passam por eficiência energética; mobilidade urbana; equipamentos sociais de saúde e lazer; fornecimento de água; afastamento e tratamento de esgoto; drenagem urbana; reuso de água; gestão dos resíduos sólidos; licenciamentos ambientais; monitoramento da qualidade da água, ar e do solo; conservação ou preservação de ecossistemas urbanos e recuperação, reabilitação ou restauração de áreas degradadas.