Startup do Hospital Einstein desenvolve teste de coronavírus, inédito no mundo

O método aplicado garante precisão igual ao do teste RT-PCR (mais preciso, atualmente), porém, com um volume de processamento 16 vezes maior


Foto: Divulgação.

Equipe Focus.Jor
focus@focus.jor.br

A descoberta de um novo tipo de teste para o coronavírus, inédito no mundo, foi anunciada nessa quinta-feira, 21, pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Desenvolvida pelo braço de inovação do Einstein e pela startup de bioinformática Varstation, o método garante precisão igual ao do teste RT-PCR, porém, com um volume de processamento 16 vezes maior.

De acordo com o hospital, o novo teste para o coronavírus permite a realização simultânea de até 1.536 amostras, usando a chamada tecnologia de “sequenciamento de nova geração”, que analisa pequenos fragmentos de DNA para identificar doenças e mutações genéticas.

A inovação está na adaptação do método para detectar também moléculas de RNA, que, no caso de alguns vírus, contêm todo o seu material genético. Com o novo teste é possível detectar no paciente a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. A pesquisa com esse tipo de metodologia começou em março.

Para Claudio Terra, engenheiro e diretor de inovação e transformação digital do Einstein, esta nova metodologia coloca o Brasil em uma relevante posição na discussão sobre testagem em todo o mundo. “Nosso interesse agora é fazer acordos de grandes proporções, não temos interesse em manter essa tecnologia só no Einstein”, disse.

Após o anúncio do novo tipo de teste para coronavírus, patenteada nos Estados Unidos na semana passada, a equipe do hospital agora busca parcerias, incluindo no exterior, e aumentar a capacidade de testagem.

Atualmente, o resultado do novo teste de coronavírus fica pronto em três dias. As equipes do Einstein estão trabalhando para tentar reduzir o prazo e esperam ele esteja sendo utilizado na rotina do hospital até o início de junho.

Leia mais
+COVID-19: Hospital Albert Einstein desenvolve exame genético em larga escala capaz de baratear custos dos testes atuais