Startup cearense Troqueiro lança plataforma de “escambo digital” entre moradores do mesmo bairro

A iniciativa contempla inicialmente o Conjunto Palmeiras e deverá ser replicada para outros nove da Capital cearense, com o apoio de líderes comunitários


Startup de impacto social Troqueiro. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A startup de impacto social Troqueiro lançou uma plataforma de “escambo digital”. O que mais chama atenção é que o sistema permite a troca de itens entre moradores de um mesmo bairro. A iniciativa contempla inicialmente o Conjunto Palmeiras e deverá ser replicada para outros nove da Capital cearense, com o apoio de líderes comunitários.

“A pandemia bagunçou os negócios de todo mundo, porém prejudicou ainda mais a força de venda do autônomo e informal. Foi ai então que surgiu a pergunta: Já pensou em transformarmos as habilidades e talentos em poder de compra? Então surgiu o Troqueiro, uma plataforma que une quem quer vender, quem quer comprar, mas está sem dinheiro”, destaca Tavinho Brígido, CEO da startup.

Líderes das comunidades mapeadas pelo Troqueiro e também aquelas com maior potencial para promover o escambo digital foram convidados para atuar como embaixadores da plataforma, divulgando a oportunidade das trocas. Isso deve facilitar a vida de quem está sem renda, mas precisa consumir produtos ou serviços. Eles também ajudarão os moradores a fazerem o cadastro e realizarem suas primeiras trocas.

Além do Conjunto Palmeiras, a plataforma será testada em bairros e comunidades: Bom Jardim, Comunidade da Quadra (Aldeota), Trilho, Campo do América (Meireles), Planalto Pici, Passaré, Bom Sucesso, Parangaba e Poço da Draga (Praia de Iracema).

O Troqueiro é uma das quatro startups de impacto social aceleradas pela Somos Um, por meio da Vertical Aceleração e Investimentos. O programa apoia a startup na sua jornada empreendedora desde o surgimento da ideia à estruturação do projeto e ao lançamento do negócio no mercado, sendo esta a atual fase do Troqueiro.