Sobe para 63 número de municípios cearenses em situação de emergência

Senador Pompeu foi o último registrado. Há atualmente 34 municípios do Ceará dentro do período de vigência da situação de emergência


Foto: Camila Lima/SVM.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Senador Pompeu entrou para a lista dos municípios cearenses em situação de emergência em razão da seca. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 27, em uma nova lista com mais 13 regiões do Brasil.

Segundo a lista disponível no site da Defesa Civil do Ceará, há atualmente 34 municípios dentro do período de vigência da situação de emergência. Além de Senador Pompeu, que ainda não havia sido inserido na lista até o fechamento desta matéria e outros sete municípios que estão em fase de análise.

Ao todo, 63 municípios cearenses tiveram situação de emergência decretada neste ano. Segue a lista completa.

Aiuaba, Arneiroz, Boa Viagem, Campos Sales, Capistrano, Caridade, Caríus, Catarina, Catunda, Chaval, Deputado Irapuan Pinheiro, Hidrolândia, Iguatu, Iracema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jucás, Lavra da Mangabeira, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Potiretama, Quixadá, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Solonópole, Tarrafas, Tauá e Umirim.

A “situação de emergência” é decretada quando há alguma situação anormal, em decorrência de um desastre, evento da natureza ou outro dano a comunidade local. Dessa forma, é possível alterar alguns procedimentos para a obtenção mais célere de recursos financeiros junto ao governos estadual e federal.

Leia Mais: Número de municípios cearenses em “situação de emergência” sobe e vai a 44