Semace apresenta hidrogênio verde e licenciamento ambiental durante congresso em São Paulo

O congresso reúne profissionais de meio ambiente, empresas de energia, órgãos ambientais, poderes executivo e judiciário, se estabelecendo como ponto de encontro para pensar sustentabilidade no setor elétrico


Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Na última terça-feira, 22, o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, foi um dos palestrantes da 13ª edição do Congresso de Licenciamento e Gestão Socioambiental no Setor Elétrico (LASE 2022), evento referência em sustentabilidade no setor elétrico, que aconteceu de 22 e 23 de novembro em São Paulo.

O superintendente destacou que o Ceará foi pioneiro na criação da resolução que trata do hidrogênio verde. Para isto, foram realizadas visitas técnicas para conhecer as instalações em alguns países da Europa em especial a Espanha. Um grupo de estudo foi coordenado pelo assessor da Semace, Ulisses Oliveira, e desse mesmo grupo saiu uma minuta que foi apresentada ao Conselho do Meio Ambiente. Dentro do conselho eles aprimoram essa resolução que foi ampliada com a participação de professores, ministérios Público Federal e Estadual, e depois de muita discussão conseguiram chegar em uma minuta final.

O congresso reúne profissionais de meio ambiente, empresas de energia, órgãos ambientais, poderes executivo e judiciário, se estabelecendo como ponto de encontro para pensar sustentabilidade no setor elétrico. Com uma dinâmica moderna e interativa, o evento trouxe debates e palestras sobre as experiências dos empreendedores, aspectos regulatórios e técnicos da pauta ambiental e social dos projetos do segmento.

Além disso, o evento traz a possibilidade de interagir e se relacionar com os principais líderes do setor, tanto nas sessões de perguntas quanto nas sessões sociais. Além de nosso gestor, o LASE recebe grandes nomes do setor energético, ligados ao processo de licenciamento do Hidrogênio Verde. Na oportunidade, nosso superintendente Carlos Alberto Mendes, o assessor especial Ulisses Costa, e a diretora de Controle e Proteção Ambiental Emanuele Leitão, representaram a autarquia e o Ceará no evento.