Sarto define nomes para as pastas mais importantes; veja a lista

Sarto confirma as expectativas quanto aos nomes que o mercado politico ja especulava: Samuel Dias, Renato Lima e Ferruccio Feitosa em áreas estratégicas.


José Sarto em debate na TV Jangadeiro. Foto: Divulgação

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

Focus antecipa com exclusividade os nomes de alguns dos principais secretários da equipe do prefeito eleito José Sarto (PDT) que tomará posse dia primeiro de janeiro. O secretariado completo será anunciado daqui a pouco por Sarto através das redes sociais. Veja a seguir os nomes que ja estão certos e outros que estão sendo especulados.

As últimas 24 horas foram plenas de articulações e envolveram muitas interlocuções. Portanto, podem ocorrer mudanças de última hora em relação ao que está posto a seguir.

Como era de se esperar, a importante Secretaria de Infraestrutura ficará sob a responsabilidade de Samuel Dias. Nome muito ligado ao prefeito Roberto Claudio, o engenheiro era o preferido de RC para ser o candidato a prefeito. No entanto, a vontade de Ciro prevaleceu a favor de Sarto.

Cargo estratégico para a coordenação das ações políticas e administrativas, com sede no Paço Municipal bem próximo ao gabinete do prefeito, a Secretaria de Governo vai ficar nas mãos do advogado Renato Lima. Historicamente ligado a Sarto, Renato foi o secretario das Regionais durante a gestão de RC.

Para a Secretaria da Gestão Regional Sarto escolheu o advogado João Pupo. Homem de confiança dos Ferreira Gomes, Pupo é um experiente gestor público já tendo passado pelo comando do Detran e foi Procurador-geral da Prefeitura de Sobral.

Para a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos o escolhido foi o experiente Ferruccio Feitosa, que ja passou por diversas pastas estaduais e, por fim, comandou a Regional II durante a segunda gestão de Roberto Claudio. Uma série de ações de grande impacto no cotidiano da cidade passa por essa pasta. Sua atuação será vasta.

Na chefia de gabinete de Sarto ficará o que o mercado politico imaginava. Elpídio Moreira, que já exerce essa função na presidência da Assembleia.

Atualização: o nome indicado para a Saúde foi a médica Ana Estela. 

Na Educação, o nome certamente será ligado ao projeto mais reluzente do grupo político  que comanda o Ceará e que virou a marca de maior sucesso administrativo do Estado. Atualização: a escolhida foi Dalila Saldanha.

Outro que é certo permanecer na Prefeitura é o administrador Rodrigo Nogueira Diogo de Siqueira, que hoje está na Coordenação das PPPs. Rodrigo teve papel preponderante nas políticas de atração de investimentos da era RC, leva consigo o peso do PP e certamente manterá função relevante na nova gestão. Atualização: Nogueira ficou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Portanto, ganha mais relevância numa pasta estratégica para os interesses da cidade. 

É muito provável que a costura política leve à indicação de vereadores para pastas, como as regionais. Estas pulam de cinco para 12, o que permite mais margem de manobra. A idéia aqui é abrir vagas para suplentes com peso político assumirem vaga no Legislativo.

Outro nome dado como certo é o de Flávia Teixeira para a Secretária de Finanças. A nova responsável pelas finanças municipais é contadora, analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Governo.

Leia Mais
+Veja a lista completa do secretariado de José Sarto