Salvador quer aprender com Eusébio como usar o PIX para pagar tributos municipais

Colada em Fortaleza, a cidade foi a pioneira no Brasil no uso dessa forma de pagamento de impostos que, de tão prática, tende a ocupar espaços que tradicionalmente são dominados pelo cartão de crédito.


Vista aérea do centro de Eusébio.

Primeira cidade do Brasil a implantar o PIX como mecanismo para pagar os tributos municipais, Eusébio está sendo procurada até por capitais de grande porte para mostrar como desenvolveu a ideia. Focus teve acesso a um email pelo qual a Secretaria de Finanças de Salvador pede a Eusébio “um canal de comunicação para que possamos aprender com o pioneirismo” da medida.

E continua: “Assim, poderemos fazer melhores análises e conclusões sobre os fundamentos para implantar o PIX na arrecadação de tributos e outras receitas municipais de Salvador. Contamos com a colaboração da Sefin Eusébio e já agradecemos encarecidamente por ela nos indicando um servidor com quem possamos falar a respeito”.

Quem já aprendeu a usar o PIX até em compras da padaria e pagamento de serviços domésticos sabe o quanto esse formato de pagamento é simples e rápido. Portanto, tende a se popularizar. Não duvidem se o cartão de crédito perder espaços para o PIX.

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.