Ao vivo: Salmito Filho é o entrevistado do Focus Colloquium

O que há de novo na frente política do Brasil e do Ceará? Quem vai responder é um parlamentar com trajetória rara por unir uma sólida formação acadêmica à práxis política exitosa


Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O deputado estadual Salmito Filho (PDT) é um personagem raro em nossa política. Ex-vereador, ex-presidente da Câmara de Fortaleza, o parlamentar une uma sólida formação acadêmica (sociólogo e professor) com a práxis política que o mantém como protagonista com mandatos populares desde 2005.

Reconhecido por sua capacidade de fazer certeiras análises de conjuntura, Salmito carrega também em sua trajetória uma experiência exitosa na gestão pública. Tanto que foi o formulador de políticas públicas na área do turismo quando comandou o setor na Prefeitura de Fortaleza.

Agora, reeleito para mais um mandato de deputado estadual, o parlamentar vai ao Focus Colloquium para falar sobre os temas mais pertinentes em uma conjuntura marcada pela transição no País e no Brasil.

Veja a trajetória de Salmito
João Salmito Filho nasceu na capital cearense em 15 de outubro de 1974. É professor, sociólogo, foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e, atualmente, é deputado estadual,  tendo sido reeleito para um novo mandato no parlamento estadual nas eleições de 2022.

É casado com Jamile e tem dois filhos: Júlia e Salmito Neto. A educação dada por seus pais o aponta rumos para a democracia, a liberdade de pensamento, a igualdade de direitos e a justiça social.

No seu primeiro mandato como vereador, presidiu as Comissões de Legislação (2005/07) e de Educação (2007/08). Também foi relator do Plano Diretor de Fortaleza – uma das leis mais importantes para a cidade, disciplinando as regras de urbanismo. Foi reeleito em 2008 e eleito presidente da Câmara Municipal, quando construiu o Pacto por Fortaleza – A cidade que queremos até 2020.

Reeleito vereador em 2008, assumiu a presidência da Câmara Municipal, em 1º de janeiro de 2009. Neste mandato foi o autor da “Lei da Ficha Limpa”, onde determina que só pessoas com ficha limpa possam ser nomeadas para cargos da Prefeitura de Fortaleza e Câmara Municipal.

Em 2012, foi reconduzido pelo fortalezense ao Poder Legislativo Municipal e, a convite do prefeito Roberto Cláudio, assumiu a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (SETFOR), implantando dinâmica nova na pasta e desenvolvendo uma gestão responsável.

No final de 2014, foi eleito, mais uma vez, presidente da Casa do Povo. Dentre as ações desse período, destaca-se a revisão do Pacto por Fortaleza, e o lançamento do Pacto em Ação, que tratou da revitalização do Centro da Cidade.

Em 2016, foi reeleito pelo povo para seu 4º mandato como vereador de Fortaleza obtendo 15.551 votos, e pela 3º vez foi reconduzido à presidência da Câmara Municipal de Fortaleza por seus colegas parlamentares em votação unânime.

Confira o programa AO VIVO:

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.