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Rede Cariri Center adere ao modelo de Autoprodução de Energia e calcula economia de 30% ao ano com o insumo

Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Joint Venture cearense Energia 4.0, especializada na oferta de soluções em energia para negócios enquadrados na alta tensão, acaba de fechar contrato com um grande cliente na Região do Cariri, no Interior do Ceará. A rede de supermercados e atacarejo Cariri Center firmou parceria para a adoção do modelo híbrido de autoprodução de energia, compra no mercado livre de energia e eficiência energética, oferecido pela Energia 4.0 de forma pioneira no Estado.

A rede Cariri Center é uma das maiores daquela Região, atua há oito anos no mercado e conta com oito lojas, sendo quatro na cidade de Juazeiro do Norte, uma no Crato e outra em Missão Velha. A partir de agora, todas terão como principal fonte de eletricidade uma energia limpa, que será gerada, gradativamente, nas próprias lojas, por meio da construção de usinas fotovoltaicas. A iniciativa, aliada à migração para o mercado livre e à eficiência energética, trará autonomia e empoderamento na geração e consumo de energia nos empreendimentos e uma economia de 30% no gasto anual com energia da rede.

Todos esses serviços, prestados de maneira contínua e tendo como prioridade o relacionamento entre cliente e contratado, serão viabilizados pela Soma Energia e H3 Solar, que formam a Joint Venture. Head de Novos Negócios da Energia 4.0, Daniel Queiroz destaca as vantagens do contrato.

“Mostramos para o cliente que, com um investimento inferior ao que ele gastaria se optasse apenas pela geração própria de energia, ele teria um retorno, um payback bem mais rápido e vantajoso. Ele ainda conseguiu uma operação tranquila, com taxa subsidiada pelo BNB, o que é uma opção a mais. Em um ano, ele terá uma economia de quase R$ 1 milhão. Isso mostra o quanto essa operação é importante e como ela muda o cenário na Região do Cariri”, ressalta.

As tratativas com a Cariri Center se desenrolam desde 2018, mas foram concluídas somente agora, quando a proposta à rede foi além da instalação de placas para a produção de energia solar, o que não atendia à demanda por completo, de maneira satisfatória. “Existem muitas empresas focadas em vender placas e o cliente acha que apenas instalar essas placas é a solução. E não é! Cada cliente tem um perfil e necessidade diferentes. É o que fazemos na Energia 4.0, nós agregamos uma estratégia que supre as necessidades, não somente reduzindo custos, mas acelerando as margens do negócio”, defende.

Queiroz avalia a Região do Cariri como promissora e prospecta a chegada de novos clientes atraídos pelas vantagens oferecidas pela 4.0. Isso inclui, além das medidas citadas, o controle “na palma da mão”, com a automatização dos processos, permitindo que o cliente acompanhe tudo em tempo real, entendendo que a energia é, sim, um insumo importante, e pode ser transformada em dinheiro.

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