Search
Search
Close this search box.

RC decide que aulas presenciais na rede pública de ensino de Fortaleza não serão retomadas em 2020

Classe. Foto: Freepik
Classe. Foto: Freepik

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O prefeito Roberto Cláudio afirmou que as aulas presenciais da rede municipal de ensino não serão retomadas em 2020.

De acordo com o gestor,  Secretaria Municipal da Educação (SME) seguirá desenvolvendo um conjunto de ações estratégicas, iniciadas desde o último dia 20 de março, quando foram suspensas as aulas presenciais.

A ideia é que os 231 mil estudantes sejam atendidos via ensino remoto.

Segundo RC, a SME irá disponibilizar um chip com pacote de dados para alunos e professores. Além disso, estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental também receberão tablets. Ambos os itens funcionarão por meio de cessão, para que estudantes e profissionais possam desenvolver as atividades pedagógicas em regime domiciliar pela difusão dos meios digitais.

A Secretaria Municipal da Educação também manterá a entrega de kits de alimentação aos 231 mil alunos da Rede Municipal, enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. A exemplo do que ocorreu nas etapas
anteriores, a distribuição dos kits alimentares segue nas unidades escolares, obedecendo um cronograma, onde a direção da escola entra em contato com as famílias para informar quando os alimentos estarão disponíveis para a retirada, com medidas de segurança sanitária e higiene tomadas no processo de entrega.

Plano de retorno das aulas presenciais
No conjunto de estratégias para o enfrentamento do novo coronavírus, a SME criou um Grupo de Trabalho, composto por representantes da categoria de profissionais da educação, comunidade escolar e pais de alunos. Assim, ao tempo em que houver o indicativo da data de retorno das aulas presenciais, a SME convocará o Comitê Municipal para discutir as estratégias e todo o contexto de retomada.

Neste sentido, a elaboração de um plano para retorno das aulas presenciais levará em consideração a infraestrutura das unidades, além dos aspectos pedagógicos, provimento escolar e gestão.

O plano seguirá as medidas de segurança sanitária orientadas pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Fortaleza e demais autoridades sanitárias, além da interlocução com a categoria profissional da educação, por meio do Sindiute e do Colegiado de Gestores Escolares.

A preparação das unidades de ensino também já vem sendo organizada e todas as intervenções encontram-se em processo de execução. Para isso, a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza realizou um diagnóstico da Rede Municipal, levando em consideração as adequações de espaços físicos, com o objetivo de atender às medidas de segurança sanitária, recomendadas pelas autoridades de saúde.

A partir deste diagnóstico, foi elaborado um documento com orientações técnicas para a realização das intervenções, que incluem instalação de lavatórios, abertura de espaços para maior circulação do ar, ferramentas de sanitização, entre outras.

Mais notícias