Search
Search
Close this search box.

Próximo presidente da Assembleia, Evandro Leitão encarna renovação dos quadros políticos no Ceará

Evandro Leitão oficializa sua candidatura a presidente da Assembleia.

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

Pelas características pessoais do escolhido, a indicação por parte do PDT do nome de Evandro Leitão para presidir a Assembleia Legislativa pode ser tratada como um passo importante na renovação dos quadros que compõem o grupo político hegemônico na política do Ceará.

Fiquemos atentos a esses movimentos. São eles que projetam os líderes futuros. Afinal, foi da Presidência da Assembleia Legislativa que saíram os dois últimos prefeitos de Fortaleza: Roberto Cláudio e José Sarto.

Claro que o parlamentar ainda precisa passar pela liturgia usual até sentar na cadeira de presidente. Porém, não há dúvidas de que a eleição do pedetista para a Presidência da Assembleia é fato que vai se consumar naturalmente. provavelmente, pela unanimidade dos membros do Poder. Notem que a articulação é ampla e envolve diversos partidos.

Não custa lembrar que Cid Gomes também presidiu a Casa antes de iniciar sua trajetória como gestor público na Prefeitura de Sobral. É um sinal de que Brasília não é um bom território para quem pretende ocupar postos executivos de relevância no Estado.

Evandro não tem o perfil tradicional do político cearense. Vejam: não é membro de uma família de políticos, tem origem na classe média, vem de uma família que valorizou os estudos como modo de ascensão social, tem diploma de nível superior e é servidor público concursado (auditor da Fazenda estadual).

Evando Leitão está em seu segundo mandato de deputado estadual, mas sua visibilidade pública se deu como dirigente do Ceará Sporting Club. Para muitos, trata-se do mais relevante presidente da história do bicampeão invicto do Nordeste. Detalhe: historicamente, a torcida do Ceará é generosa com dirigentes que deixam marcas importantes no clube.

Em tempo: Leitão trabalhou bem e nunca se deixou carimbar como um parlamentar com amplitude restrita à torcida do time que presidiu. Sua atuação tanto como executivo na área pública quanto como político mostrou um protagonista com dimensão que justifica a posição que vai ocupar na Assembleia.

No comando do Ceará, em conquistas tão importante quantos os títulos e tão relevante quanto a subida para a elite do futebol nacional, Evandro saneou as contas, avançou significativamente na estruturação administrativa e dotou o clube de uma infraestrutura de padrão profissional como jamais teve. Não é à toa que hoje o clube completa três inéditos anos seguidos na Série A dos pontos corridos.

Pela forma como foi indicado para o comando do Poder Legislativo, percebe-se também que Evandro Leitão tem jogo de cintura e habilidade, elementos tão necessárias ao delicado e difícil exercício da arte da política. Tanto que sua indicação virou uma unanimidade que vai além do PDT e inclui o governador Camilo Santana (PT).

Nas eleições de 2018, o deputado recebeu 83.468 votos em 172 municípios cearenses. 20% a mais do que havia obtido na sua primeira vitória, em 2014. Importante lembrar que o parlamentar foi líder de Camilo Santana na Assembleia entre 2014 e 2018. Antes de 2014, com Cid Gomes no Governo, foi Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Veja a chapa que deverá presidir a próxima Mesa Diretora

  • Presidente: Evandro Leitão (PDT)
  • 1º vice-presidente: Fernando Santana (PT)
  • 2º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
  • 1º secretário: Antônio Granja (PDT)
  • 2º secretário: Audic Mota (PSB)
  • 3º secretário: Erika Amorim (PSD)
  • 4º secretário: Apóstolo Luiz Henrique (PP)

Mais notícias