Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Projeto de 73,3 mi de dólares, que gerou conflito entre RC e Eunício, ganha urgência a pedido de Tasso

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na manhã desta terça-feira, 26, a urgência para votação de empréstimo no valor de até US$ 73,3 milhões de dólares para o município de Fortaleza. Os recursos são destinados ao financiamento parcial do Programa Fortaleza Cidade Sustentável. O pedido de tramitação de urgência foi feito pelo senador Tasso Jereissati (PSDB).
O caso da liberação se arrastava há anos. Durante 2018, ano de eleições, a matéria ficou congelada no Senado, que era presidido por Eunício Oliveira (MDB). Após a derrota do senador nas eleições de outubro, o conflito político entre Eunício e o prefeito Roberto Cláudio veio à tona. Nos bastidores, RC sempre reclamou da falta de boa vontade do então senador para com um empréstimo considerado importante para a Capital. Por sua vez, Eunício passou a culpar RC pela sua derrota eleitoral.
O relator da matéria, senador Plínio Valério (PSDB-AM), destacou que o objetivo geral do Programa é promover a integração entre os ambientes natural e construído no Município de Fortaleza, de modo a impactar positivamente na saúde ambiental e na segurança da população. Para isso, são previstas a execução de despesas ao longo de seis anos em dois componentes: “Recuperação do Ambiente Social, Urbano e Ambiental” e “Governança, Planejamento e Gestão Urbana e Ambiental”.
A matéria segue, agora, para deliberação do plenário do Senado.
Veja o vídeo do momento da aprovação 

Mais notícias