Search
Search
Close this search box.

Programa do TJCE deve impulsionar gestão da Justiça brasileira

Justiça moderna. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Programa de Modernização do Poder Judiciário do Ceará (Promojud) será um dos responsáveis ppor impulsionar a gestão assertiva na Justiça brasileira.

O modelo foi apresentado no painel “A Justiça 100% Digital e o Centro de Inteligência do Poder Judiciário” durante o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Representa um dos grandes projetos que virão impulsionar a próxima estratégia do Poder Judiciário 2021-2026 no Brasil, totalmente alinhado com os macrodesafios que temos a enfrentar nesses próximos seis anos”, declarou a diretora do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Fabiana Andrade Gomes.

O presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, explicou o contexto de criação do Promud. “Em fins de 2018, tínhamos o menor orçamento per capita do Brasil, além de outro limitador que era a menor força de trabalho per capita do País. Havia pouca tecnologia no nosso trabalho e estávamos fazendo a digitalização do nosso acervo e expandindo o processo eletrônico. Percebemos a necessidade de trazer mais recursos para esse esforço de transformação digital que entendemos ser a solução para esse quadro”, ressaltou.

Segundo o magistrado, as soluções encontradas foram a automação, uso da inteligência artificial e da tecnologia para atender as necessidades do Tribunal.

Para a formatação do programa, foram investidos US$ 35 milhões via contratação do BID. O recurso foi solicitado ao governador Camilo Santana. “Propomos ao governador, que aceitou de pronto, e o empréstimo será feito ao Estado do Ceará, no valor de 35 milhões de dólares para execução nos próximos cinco anos, sendo 28 milhões do BID e sete milhões como contrapartida pelo executivo estadual”, disse o magistrado.

Mais notícias