Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Professor da UFC ganha Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões, importante honraria da área médica

 

Foto: Reprodução.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Prof. Heládio Feitosa Filho, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará, foi agraciado com o Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões 2020, uma das mais importantes honrarias da área médica do Brasil e a maior comenda concedida pelo colégio a um cirurgião brasileiro.

O prêmio é destinado a um membro titular ou emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) que, pelo acervo de atividades desempenhadas na vida profissional, tenha contribuído para o ensino, progresso e desenvolvimento da cirurgia no Brasil.

Nomes como o do cirurgião plástico Ivo Pitanguy (2006), do ex-ministro da Saúde Adib Jatene (2005), do cearense e professor emérito da UFC Haroldo Juaçaba (1989), dentre outros cirurgiões de prestígio nacional, figuram na lista dos já agraciados com a láurea.

O prêmio ao Prof. Heládio Feitosa foi anunciado no dia 3 de julho, em reunião conjunta do Conselho Superior e do Diretório Nacional do CBC. A solenidade de entrega da honraria será marcada após o período de isolamento social em decorrência da pandemia de COVID-19.

Heládio Feitosa é docente do Departamento de Cirurgia da UFC desde 1992. Recentemente, foi eleito presidente da Federação Latino-Americana de Cirurgia (FELAC) para o biênio 2021-2023. Ele já ocupou outros cargos de destaque, tendo sido presidente do CBC (gestão 2014-2015), e chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza (2017-2019). É membro nato do Conselho Superior do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e fellow do American College of Surgeons.

Mais notícias