Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Proenergia Summit 2022: transição energética, hidrogênio verde e o desenvolvimento do Ceará em pauta

Presidente da Cipp S.A, Danilo Serpa, durante evento Proenergia Summit 2022. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Discutir os desafios do setor de energia,  debater a transição energética, a gestão de negócios e as oportunidades futuras para o segmento. Assim foi o Proenergia Summit 2022, evento realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), em parceria com a Fiec e Sebrae, que ocorreu entre os dias 21 e 22 de setembro.

Contando com a estrutura do Centro de Eventos do Ceará e um público formado por executivos, empresários dos mercados cearense, brasileiro e internacional, além de gestores de agências de desenvolvimento, o Proenergia Summit 2022 colocou em pauta a atração de investimentos e a realização de parcerias por meio de um amplo networking.

“O evento nos surpreendeu positivamente. Reunimos grandes players do mercado como BP, Chesf, Enel Green Power, 2W e Vestas, clusters que fizeram e fazem a diferença no cenário da energia”, ressalta o presidente do Sindienergia-CE, Luís Carlos Queiróz.

Ele lembra que há dois meses o sindicato promoveu uma missão empresarial que visitou países como Holanda, Dinamarca e Inglaterra. Na ocasião, tratou-se sobre hidrogênio verde. “É uma construção que vem acontecendo desde o Proenergia 2021 e mostra a força e a articulação do Sindienergia, agregando cada vez mais e ajudando a colocar o Ceará na vanguarda”, explica o executivo.

Hidrogênio verde

Considerado a matriz energética do futuro, juntamente com outras fontes de energia limpa, o hidrogênio verde tem um papel de destaque no Ceará. A localização geográfica, a infraestrutura e a formação de um hub voltado para a atividade contribuem diretamente para que mais empresas se instalem no Estado.

“O Proenergia Summit 2022 jogou mais luz no tema, reunindo players globais. Não há outro evento a nível nacional falando objetivamente da transição energética”, destaca o presidente do Sindienergia.

Descarbonização 

Com o sucesso do evento deste ano, o Proenergia Summit 2023 já começa a ser estudado. O assunto a ser debatido será a descarbonização. “As empresas já buscam a descarbonização. Querem encerrar a matriz dos combustíveis fósseis, já que o mundo da energia está em ritmo acelerado de transformação. A leitura atual é do ESG (governança ambiental, social e corporativa), olhando a descarbonização do planeta. Não tenho dúvidas que será um evento ainda maior”, argumenta.

Para o ano que vem, Luís Carlos Queiróz explica que deverão compor o Proenergia Summit 2023 grandes clusters. “Será uma continuidade do evento de 2022, já que a descarbonização está inserida no mundo da transição energética. Atualizaremos ainda mais o tema”, disse.

 

Mais notícias